CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA O ENSINO EM SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Marleny Andrade Abreu Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Flaviana Dávila de Sousa Soares Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Diana Paula de Souza Rego Pinto Carvalho Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n3.59991

Resumo

A educação brasileira, de modo geral, tem sido instituída numa prática bancária, centrada na transmissão de conteúdo. Apesar disso, práticas educativas pautadas em um processo de ensino-aprendizagem que se fundamenta na problematização, no diálogo, na valorização das experiências de vida cotidiana e da cultura dos alunos são desenvolvidas. Paulo Freire é considerado o principal autor que fundamenta práticas de ensino com essas características. Diante disso, foi realizada uma revisão integrativa da literatura que objetivou responder a seguinte questão: quais as contribuições de Paulo Freire para o ensino em saúde? A partir da busca nas bases de dados disponíveis na internet: Biblioteca Virtual Scientific Electronic Library Online, Biblioteca Virtual em Saúde e a base de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde. Verificou-se a presença de pressupostos freirianos em práticas educativas dirigidas tanto para a formação básica como para a formação dos profissionais em saúde de maneira consciente e emancipado, que faz repercutir em seu trabalho as características de uma educação libertadora e dialógica.

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Biografia do Autor

Marleny Andrade Abreu, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Pós-graduação em Urgência e Emergência e em Unidade de Terapia Intensiva pela Faculdade Santa Maria FSM/PB, Cajazeiras (2016). Discente no Programa de Pós-graduação em Ensino na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - PPGE/UENR

Flaviana Dávila de Sousa Soares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestranda em Ensino pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Urgência e Emergência pela Faculdade Santa Maria- FSM ; Especialista em Unidade de Terapia Intensiva- UTI pela Faculdade Santa Maria. Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande- UFCG

Diana Paula de Souza Rego Pinto Carvalho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

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Publicado

2021-12-23

Como Citar

ANDRADE ABREU, M.; DÁVILA DE SOUSA SOARES, F. .; PAULA DE SOUZA REGO PINTO CARVALHO, D. . CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA O ENSINO EM SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 30, n. 3, p. 141–156, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n3.59991. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/59991. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO