PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA:

CONSIDERAÇÕES DOS PROGRAMAS A PARTIR DOS SEUS EDITAIS (2018-2019)

Autores

  • Tiago Henrique de Oliveira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Cláudia Mara Niquini Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Leandro Batista Cordeiro Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n2.61306

Palavras-chave:

Residência pedagógica, PIBID, Formação de professores

Resumo

A presente investigação buscou analisar as similitudes e diferenças dos editais nº 06/2018 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e nº 07/2018 da Residência Pedagógica (RP), no intuito de entender a organização e estrutura dos respectivos programas, os quais são voltados para a formação docente. Para tanto, foi realizada uma análise documental dos editais, nas seguintes seções: finalidade do edital; objetivos dos programas; definições; instituições e cursos elegíveis; fomento; requisitos de participação dos discentes e docentes. Os editais demonstraram ter várias semelhanças, como a articulação universidade/escola, valores de bolsas e a inserção do licenciando na escola básica; levantando reflexões sobre ciclos partidários no Brasil e as políticas educacionais. As diferenças identificadas nos editais referem-se, em especial, ao vínculo do bolsista (licenciando) e às condições de ingresso deles na RP. Também não se identificou articulação entre os programas nos editais. A partir dos dados, algumas normativas da RP foram consideradas ambíguas, gerando dúvidas sobre a sua implementação.

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Referências

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

OLIVEIRA, T. H. de; MARA NIQUINI, C. .; BATISTA CORDEIRO, L. . PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA:: CONSIDERAÇÕES DOS PROGRAMAS A PARTIR DOS SEUS EDITAIS (2018-2019). Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 31, n. 2, p. 54–73, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n2.61306. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/61306. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO