UMA LEITURA DAS RECENTES PESQUISAS SOBRE OS LETRAMENTOS ACADÊMICOS DE PROFESSORES E PROFESSORAS

Autores

  • Dionelle Araújo Universidade Federal Fluminense
  • Elienaia Barros da Cunha Universidade Federal Fluminense
  • Jéssica do Nascimento Rodrigues Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n1.61599

Palavras-chave:

Letramento acadêmico, Formação de professores-pesquisadores, Prática de leitura e escrita, Estado da arte

Resumo

Este estudo, em uma perspectiva qualiquantitativa, tem como objetivo realizar um levantamento das publicações na área de Pedagogia e de Letras a respeito dos letramentos acadêmicos na formação de professores e professoras. Para a geração de dados da pesquisa, produziu-se uma investigação do tipo estado da arte, realizada na plataforma SciELO, concentrada em textos publicados no período de 2015 a 2019, com a finalidade de levantar as publicações voltadas para a temática pesquisada. Apoiado nos Novos Estudos do Letramento, com a investigação teórica, além de conhecer as abordagens e os resultados, pretendeu-se também trazer à superfície as práticas de leitura e escrita da esfera universitária articuladas à formação docente. Com base na análise realizada, pode-se perceber que os resultados salientam a relevância da inserção de graduandos e graduandas, de modo efetivo, nas práticas discursivas acadêmicas, das quais não se separam as práticas de pesquisa na formação, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia de professoras e professores que também pesquisam no/o cenário educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dionelle Araújo, Universidade Federal Fluminense

Graduanda do curso de Letras/Alemão pela UFF. Ex-bolsista do programa de ensino e extensão Laboratório de Letramentos Acadêmicos (LabLA) e do PIBIC (CNPq) 2019/2020, o qual lidou com o tema Tendências da produção científica brasileira sobre letramentos acadêmicos na formação de professores: um estado da arte. Colaboração atual na pesquisa Relações dialógicas entre orientadores/as e orientandos/as: o processo de ensino-aprendizagem da pesquisa e da docência mediante produção do gênero discursivo monografia nos cursos de licenciatura da UFF. Ainda, participação como voluntária no LabLA, Cineclube Valentin, Revista Sede de Ler e LABESTRAD.

Elienaia Barros da Cunha, Universidade Federal Fluminense

Estudante de Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente faz parte da Equipe técnica da Revista Sede de ler vinculada ao Programa de Extensão Alfabetização e Leitura (PROALE) da Faculdade de Educação da UFF. Atua como voluntária no Laboratório de Letramento Acadêmico - LABLA UFF(2020) e Estudante no grupo de pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica (GEPLEA). Foi Bolsista de Desenvolvimento Acadêmico pela PROAES onde, desenvolveu pesquisa do tipo Estado da Arte na área de Letramento acadêmico na formação docente(2019). Fez parte do PIBID como bolsista e voluntária colaborando, com desenvolvimento e aplicação de projeto de escrita acadêmica em escola de ensino Normal IEPIC (2018). Previsão de formatura para 2022 com interesse de realizar mestrado nas áreas de Educação, Letramentos acadêmicos. Possui também interesse nas áreas de estudo dos letramentos na educação básica. 

Jéssica do Nascimento Rodrigues, Universidade Federal Fluminense

Docente da Faculdade de Educação (FEUFF), vinculada ao departamento Sociedade, Educação e Conhecimento (SSE) da Universidade Federal Fluminense. Além disso, é credenciada no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem do Instituto de Letras desde 2021. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica (GEPLEA/UFF) Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2014), onde também realizou Estágio Pós-doutoral (2017).

Referências

BAGNO, Marcos; RANGEL, Egon de Oliveira. Tarefas da educação lingüística no Brasil. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 5, n. 1, p. 63-81, 2005.

CARVALHO, José Antônio Brandão. Literacia académica: da escola básica ao ensino superior – uma visão integradora. Letras & Letras, Uberlândia, MG, v. 29, n. 2, p. 17, 2013.

CARVALHO, Sandra Maria Gadelha de; PIO, Paulo Martins. A categoria da práxis em Pedagogia do Oprimido: sentidos e implicações para a educação libertadora. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 98, n. 249, p. 428-445, maio/ago. 2017.

COELHO, Victoria Wilson da Costa. O professor e a pesquisa: as experiências com a escrita na universidade. Scripta, v. 23, n. 48, p. 41-52, 30 set. 2019.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Editora Cortez, 1989a.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013c.

GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Paulo: Pedro & João Editores, 2015.

GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

KERSCH, Dorotea Frank. O letramento acadêmico na formação continuada: constituição de autoria e construção de identidades. Revista Desenredo, v. 10, n. 1, 2014.

KLEIMAN, Angela B.; ASSIS, Juliana Alves. (Orgs.). Significados e ressignificações do letramento: desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2016.

LIMA, Antônio Carlos dos Santos de; SANTOS, Lúcia de Fátima; MAIOR, Rita de Cássia Souto. Refletindo sobre letramento e responsividade na formação docente. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 9, n. 2, p. 111-130, 2014.

LOPES, Maria Angela Paulino Teixeira; RINCK, Fanny. Formar pela escrita e para a escrita – olhares sobre a formação e os futuros professores. Scripta, v. 23, n. 48, p. 17-25, 30 out. 2019.

NASCIMENTO, Elvira Lopes; GRANDE, Paula Baracat de. Identidades docentes entre mundos discursivos em disputa: formação do professor, letramentos e desenvolvimento. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 57, n. 1, p. 579-599, 2018.

PEREIRA, Fabiane Aparecida; BRAGA, Sandro. A escrita na formação de professores de língua portuguesa. Scripta, v. 23, n. 48, p. 27-40, 30 out. 2019.

RINCK, Fanny; BOCH, Françoise; ASSIS, Juliana Alves (Org.). Letramento e formação universitária: formar para a escrita e pela escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015.

RODRIGUES, Jéssica do Nascimento; RANGEL, Mary. A leitura e a escrita: práticas sociais críticas e democráticas sob o enfoque de Paulo Freire. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 8, n. 1, p. 123–144, 2013.

SILVA, Wagner Rodrigues. Formação sustentável do professor no mestrado profissional. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 70, p. 708-731, 2017.

SILVA, Wagner Rodrigues. Polêmica da alfabetização no Brasil de Paulo Freire. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 58, n. 1, p. 219-240, 2019.

SOUZA, Elisa Bragança Curi Magalhães de; RODRIGUES, Jéssica do Nascimento. Tendências da produção científica brasileira na área de Letras sobre letramento acadêmico na formação de professores. Scripta, v. 24, n. 50, p. 257-281, 8 jul. 2020.

STREET, Brian V. Literacy in theory and practice. Cambridge: CUP, 1984.

STREET, Brian V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

Downloads

Publicado

2022-04-28

Como Citar

ARAÚJO, D.; BARROS DA CUNHA, E.; DO NASCIMENTO RODRIGUES, J. UMA LEITURA DAS RECENTES PESQUISAS SOBRE OS LETRAMENTOS ACADÊMICOS DE PROFESSORES E PROFESSORAS. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 175–192, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n1.61599. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/61599. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO