A evasão escolar de estudantes cotistas do curso de licenciatura em Química do IFSULDEMINAS – campus Pouso Alegre

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n3.62529

Palavras-chave:

Evasão escolar. Cotas. Licenciatura. Permanência.

Resumo

A evasão escolar representa um problema social, econômico e educacional, e para entendê-la é preciso observar que vários são os fatores que levam o aluno a evadir. Neste artigo, buscou-se analisar a partir da bibliografia pertinente, os motivos que fazem alunos cotistas apresentarem menores taxas de evasão escolar. Tais dados foram encontrados em uma pesquisa mais ampla realizada no curso de Licenciatura em Química do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre no ano de 2020. A partir de um questionário online, elaborado por uma das autoras deste artigo, foram investigados alunos evadidos. Os resultados apontaram diversos motivos relacionados que os levaram a evadir. Apesar de vários destes serem de ordem socioeconômica, os alunos que se mostram mais vulneráveis em tal quesito, os cotistas, não tiveram expressiva taxa de evasão. Assim, recorrendo a autores da sociologia da educação, buscou-se entender o fenômeno observado, bem como ressaltar a importância das políticas de cotas implementadas a partir de 2012.

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Biografia do Autor

Ana Maria Sá Durazzini, IFMG - campus avançado Arcos

Licenciada em Química pelo IFSULDEMINAS, campus Pouso Alegre.

Raissa Cristina Abreu Couto, IFMG - campus avançado Arcos

Doutora e mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora de Sociologia do Estado de Minas Gerais.

Luís Henrique Ferreira, IFMG

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. Doutor e Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

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Publicado

2022-11-11

Como Citar

DURAZZINI, A. M. S.; COUTO, R. C. A.; FERREIRA, L. H. A evasão escolar de estudantes cotistas do curso de licenciatura em Química do IFSULDEMINAS – campus Pouso Alegre. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 31, n. 3, p. e-rte313202204, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n3.62529. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/62529. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA