Caminhos históricos da educação brasileira:
lições para o entendimento das desigualdades contemporâneas
Palavras-chave:
História da Educação, Ensino Dualista, Propostas EducacionaisResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a situação da educação brasileira na atualidade, percebendo as influências históricas que contribuíram para formatação dual e excludente que se apresenta na nossa estrutura educacional. Compreendemos que é pelo entendimento sistematizado e processual da formação diante da estrutura educativa no país que poderemos superar problemas, elaborar propostas e pensar em uma educação menos excludente e de qualidade. Aprender com a história da educação pode nos proporcionar o caminhar em novas trilhas. Nesse sentido, buscamos traçar um panorama histórico da educação no Brasil e suas principais demandas oficiais, destacando os principais interesses dos setores dominantes, que manipulavam o formato e execução das políticas educacionais em cada tempo histórico. Partimos de uma revisão bibliográfica utilizando autores que vêm pesquisando história da educação no Brasil e compilando as principais informações acerca das propostas oficiais de ensino. Nesse sentido, contribuíram com o trabalho autores como Saviani (2018); Silva (2017); Boutin (2015); Germano (2008), entre outros.
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Referências
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