Contribuições do estudo das relações étnico-raciais para a formação inicial de professores/as de Ciências e Biologia

Autores

  • Joaklebio Alves da Silva Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte
  • Monica Lopes Folena Araújo Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n3.64621

Palavras-chave:

Antirracismo. Formação docente. Ensino de Ciências e Biologia. UFRPE.

Resumo

A presente pesquisa analisa as concepções de Docentes-Formadores/as que atuam em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública federal do Nordeste do Brasil acerca das contribuições do estudo das Relações Étnico-Raciais para a formação inicial de professores/as de Ciências e Biologia. Para isso recorremos à pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo Estudo de Caso Intrínseco, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e submetidos à técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que as principais contribuições transitam no processo de entender o papel das Ciências Biológicas na legitimação do racismo; na fundamentação e sensibilização da formação docente frente às relações étnico-raciais; no processo de reinventar a concepção de história do Brasil; e no movimento de descolonização da Biologia racionalista e elitista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joaklebio Alves da Silva, Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PPGEC/UFRPE), na linha de pesquisa Formação de professores e construção de práticas docentes no ensino de Ciências e Matemática. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional em Educação, da Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte (PPGE/UPE), na linha de pesquisa Formação de Professores. Especialista em Educação Ambiental com Ênfase em Saúde Pública (AMESG/FADIMAB). Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas (AMESG/FADIMAB) e Graduado em Licenciatura em Pedagogia (UNIASSELVI). Atualmente realiza Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/CE/UFPB-FAPESQ), na linha de pesquisa Estudos Culturais da Educação. É estudante do curso de Especialização em Gestão e Coordenação na Educação pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade de Pernambuco (NEAD/UPE). Tem experiência na Educação Básica com ênfase no Ensino e na Gestão em Escolas da Rede Pública Municipal e da Rede Privada em Pernambuco. Integrante dos seguintes Grupos de Pesquisa: Grupo de Pesquisa em Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (FORBIO- UFRPE/CNPq); Grupo de Pesquisa ENSAIO: vida, pensamento e escrita em educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB/CNPq); e o ESCRE(VI)VER: Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA/CNPq). É membro da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio- Regional 5). No campo de pesquisa tem estudado temáticas voltadas a Etnobiologia na/para a Educação Escolar; Educação das Relações Étnico-Raciais na Formação de Professoras e Professores para o ensino das Ciências; Educação Escolar Quilombola; Decolonialidade na Educação em Ciências e Formação Docente; e Educação Étnico-Racial Crítica.

Monica Lopes Folena Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1992), Mestrado em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2008), Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2012) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2018). Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco onde atua no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (Mestrado e Doutorado) e no Doutorado em Ensino (Rede Nordeste de Ensino). Coordena o Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências, o Grupo de Pesquisa em Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia (FORBIO) e a Cátedra Paulo Freire - Educação para a Sustentabilidade da UFRPE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação ambiental, meio ambiente, ensino de biologia, ensino de ciências e formação de professores.

Referências

ABPN - Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. FTS - Fundação Tide Setúbal. Sistematização de argumentos sobre a Lei de Cotas [recurso eletrônico]. São Paulo. 2022.

ALMEIDA, Silvio Luiz. Racismo Estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Editora Jandaíra, 2020.

BANIWA, Gersem. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: MEC/Secad: Museu Nacional/UFRJ, 2006.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução Luis Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 17 de junho de 2004. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, DF: MEC, 2004.

CACHAPUZ, António. et al. A necessária renovação do Ensino das Ciências. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

CAVALCANTI, Glória Maria Duarte. Aproximações e distanciamentos na formação inicial e na prática docente de professores que ensinam Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 202 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2020.

COELHO, Mauro Cezar; COELHO, Wilma de Nazaré Baía. Educação para as Relações Étnico-Raciais e a formação de professores de História nas novas diretrizes para a formação de professores! Educar em Revista, v. 37, p. 1-25, 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. 43. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro educador: Saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Revista Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 1, p. 98-109, 2012.

MENDES, Leonel Vicente et al., A formação de professores: uma necessidade para o ensino das relações étnico-raciais na educação básica pós-pandemia. In: SANTOS, Nágila Oliveira; MORAES, Jean Gustavo Oliveira; NAZARETH, Henrique Dias Gomes (Orgs.). Mambu: Educação para as Relações Étnico-Raciais. Rio de Janeiro: Pachamama, 2021, p. 141-152.

MULLER, Tânia Mara Pedrosa; COELHO, Wilma de Nazaré Baía. A lei nº 10.639/03 e a Formação de Professores: trajetória e perspectivas. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), v. 5, n. 11, 2013, p. 29-54.

NASCIMENTO, Fabrício; FERNANDES, Hylio Laganá; MENDONÇA, Viviane Melo. O Ensino de Ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais. Revista HISTEDBR On-line, n. 39, p. 225-249, 2010.

OLIVEIRA, Maria Marly. Como fazer Pesquisa Qualitativa. Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 2007.

PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. @Descolonizando_Saberes: Mulheres Negras na Ciência. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020. (Coleção formação de professores & relações étnico-raciais).

PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. História Preta das Coisas: 50 invenções científico-tecnológicas de pessoas negras. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2021. - (Culturas, direitos humanos e diversidades na educação em ciências).

SILVA, Joaklebio Alves. Educação Étnico-Racial Crítica para o ensino de Ciências: descolonizando caminhos na formação inicial de professoras e professores de Biologia. 2022. 284 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.

SILVA, José Antonio Novaes. Biologia Celular, Educação Antirracista e Currículo Decolonial: experiências didáticas inovadoras na formação inicial no curso de ciências biológicas. Revista Exitus, v. 10, p. 01-32, 2020.

SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Aprender, ensinar e relações étnico-raciais no Brasil. Educação, ano XXX, n. 3 (63), 2007, p. 489-506.

UFRPE. Resolução nº 217 de 25 de setembro de 2012 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal Rural de Pernambuco que estabelece a inclusão do componente curricular Educação das Relações Étnico-raciais nos currículos dos Cursos de Graduação da UFRPE. Sala dos Conselhos da UFRPE, 2012.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Formação de professores para a Educação Superior e a diversidade da docência. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 42, p. 327- 242, 2014.

Downloads

Publicado

2022-11-11

Como Citar

SILVA, J. A. da; LOPES FOLENA ARAÚJO, M. Contribuições do estudo das relações étnico-raciais para a formação inicial de professores/as de Ciências e Biologia. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 31, n. 3, p. e-rte313202203, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n3.64621. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/64621. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA