O legado de Paulo Freire para a formação de professoras/es pesquisadoras/es da EJA

Autores

  • Edite Maria da Silva de Faria Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

EJA, EJA. Formação docente, Paulo Freire

Resumo

Este artigo aborda o legado da obra de Paulo Freire para a formação de quem ensina e pesquisa na EJA. Diferentes segmentos sociais urbanos e rurais configuram a educação como um dos importantes e necessários caminhos de transformação social. O desafio é ampliar o olhar e o diálogo com sujeitos que caminham na busca das utopias, do ser mais, da esperança, por fim, como base das lutas sociais, dos sonhos, projetos e ações para a transformação. A questão norteadora da análise é: Como a obra de Paulo Freire contribui para a Educação Popular, para repensar escola pública e a formação de professores/pesquisadores de EJA na contemporaneidade? Interroga e descreve os impactos das políticas de formação inicial e continuada de professores dentro da universidade e para além dela.  Argumenta a favor de uma ecologia de saberes na formação de docentes da Educação de Jovens e Adultos. Conclui que a formação de professores, especialmente na EJA, ainda traz inúmeros desafios, devendo ser concebida como campo de luta e reconfiguração. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edite Maria da Silva de Faria, Universidade do Estado da Bahia

Mulher negra, professora, nascida no campo. Possui graduação em Pedagogia. Doutora em Educação e Contemporaneidade pela UNEB. Professora Permanente do Mestrado Profissional de EJA (MPEJA) da UNEB. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE) Bahia. Curadora do Café com Paulo Freire Bahia

Referências

AGUILAR, L. E. Brasil-Argentina nos anos de 1982-1992. Campinas, SP: FE/Unicamp; R. Vieira Gráfica e Editora Ltda, 2000.

ALVES, N. Decifrando o pergaminho: o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, I. B.; ALVES, N. (orgs.). Pesquisa no/do cotidiano das escolas: sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

BAUMAN, Z. Tempos líquidos. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2007.

BOFF, L. Prefácio. Pedagogia da Esperança: um reencontro como a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra. 2016. p. 9-12.

CAMPOS, R. C. Educação e participação política: notas sobre a educação no espaço urbano nos anos 80. Veracidade, Salvador, n. 4, p. 19-32, 1992.

FARIA, E. M. S. O Percurso Formativo dos Professores/Pesquisadores da EJA na Contemporaneidade. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 5, n. 7, p. 151-164, jul./dez. 2009.

FREITAS, H. C. L. de. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos e formação. Revista Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p. 136-167, 2002.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1967.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 43. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia dos sonhos possíveis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e Ousadia: o Cotidiano do Professor. Tradução de Adriana Lopez; Revisão técnica de Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. (Coleção Educação e Comunicação, v. 18).

SANTOS, B. de S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, v. 78, p. 3-46, out. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/nec/a/ytPjkXXYbTRxnJ7THFDBrgc/?lang=pt. Acesso em: 02 out. 2021.

SANTOS, B. de S. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo, 2011.

Downloads

Publicado

2022-11-11 — Atualizado em 2022-11-11

Como Citar

DA SILVA DE FARIA, E. M. O legado de Paulo Freire para a formação de professoras/es pesquisadoras/es da EJA. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 31, n. 3, p. e-rte313202210, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/64780. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático – A contribuição do Legado de Paulo Freire para as experiências