Apontamentos para a análise das políticas educacionais a partir do método histórico- dialético

Autores

  • Maria José Pires Barros Cardozo Universidade Federal do Maranhão - UFMA https://orcid.org/0000-0003-0059-7006
  • Maria Lília Imbiriba Sousa Colares Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
  • Anselmo Alencar Colares Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.65475

Palavras-chave:

Método dialético, Pesquisa, Metodologia

Resumo

O presente artigo objetiva tratar dos caminhos investigativos das políticas educacionais que se fundamentam no materialismo histórico-dialético. Está ancorado em estudos bibliográficos e na experiência dos estudos e pesquisas desenvolvidos ao longo da nossa trajetória acadêmica e docente. Situamos o Método Histórico-Dialético (MHD), destacando a relação de organicidade entre o processo de produção do conhecimento e a realidade histórico-social na apropriação do real em sua concretude, gênese e múltiplas determinações. Enfocamos a relação sujeito-objeto, as categorias contradição, totalidade, reprodução, mediação e hegemonia; destacamos a questão relativa à escolha do tipo de pesquisa e procedimentos de coleta e síntese de dados. Concluímos que as pesquisas sobre políticas educacionais podem contribuir tanto para o desvelamento do real, quanto para a transformação da realidade em função da emancipação humana.

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Publicado

2023-07-31

Como Citar

PIRES BARROS CARDOZO, M. J. .; IMBIRIBA SOUSA COLARES, M. L.; ALENCAR COLARES, A. Apontamentos para a análise das políticas educacionais a partir do método histórico- dialético. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202348, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.65475. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/65475. Acesso em: 15 out. 2024.