Uma revisão integrativa sobre tecnologias digitais no ensino de Ciências
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Ambientes Digitais, MediaçãoResumo
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação estão presentes em diferentes atividades sociais, de trabalho e estudo, do nosso cotidiano. Seu emprego em metodologias ativas de ensino, para favorecer a aprendizagem de Ciências de forma crítica e responsável, constitui-se no objeto de estudo de pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento. apresentamos uma ponderação sobre como o uso das tecnologias digitais foram empregadas na mediação de atividades experimentais no ensino de circuitos elétricos simples, a partir da análise de trabalhos publicados, no período de 2017-2022. A intenção é alcançar conhecimento da literatura disponibilizada na área e ofertar uma exposição crítica das pesquisas como uma possibilidade de direção das suas ações. No caso deste trabalho, optou-se por uma investigação bibliográfica seguindo as etapas de uma revisão integrativa, para efetuar uma análise da literatura recente, sobre como o uso das tecnologias digitais podem cooperar com a mediação realizada pelo professor ao desenvolver atividades experimentais no ensino de circuitos elétricos simples. Como resultado, identificamos que: i- a introdução das tecnologias digitais ocorre, na maioria das vezes, sem a ancoragem de um referencial teórico de ensino; ii- mesmo que diferentes tecnologias digitais sejam utilizadas, todos os trabalhos utilizaram somente simulação estática; iii- os artigos analisados apontam evidências de que o uso de tecnologias digitais promove a aprendizagem de conceitos em circuitos elétricos. Apenas dois deles sugeriram discutir circuitos usando tecnologias digitais como forma de resolver situações-problema do cotidiano.
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