Uma análise do significado do uso dos resultados do ENADE no âmbito da gestão de um curso de Administração Pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66406

Palavras-chave:

Avaliação, Enade, Resultado

Resumo

Este artigo buscou analisar o significado do uso dos resultados do ENADE a partir da vivência da coordenação no âmbito da gestão de um curso de graduação em Administração Pública de uma Instituição Federal de Ensino Superior. A metodologia enquadra-se como estudo de caso, com abordagem qualitativa, a partir da realização de entrevista e da análise documental dos Projetos Político-Pedagógicos do Curso e das atas do colegiado de curso, com a elaboração de categorias analíticas relacionados a avaliação externa. Os principais resultados evidenciam que o ENADE, a avaliação de cursos e a autoavaliação institucional são compreendidos como importantes para o conhecimento da realidade do curso, embora os dados quantitativos dos resultados apresentam-se como uma limitação para o uso dos seus resultados. Nota-se que o PPP de 2010 trazia elementos do Sinaes e sua importância para o curso, já na versão de 2016 há somente informações sobre a avaliação da aprendizagem e de revisão do PPP. Conclui-se que os resultados da avaliação permitem a melhoria dos processos de gestão e didático-pedagógico, embora necessite do seu uso de forma adequada, considerando os aspectos somativos e formativos e a implantação de uma cultura avaliativa nas discussões nos espaços de gestão dos cursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edmilson José Santos Júnior, Universidade Federal do Cariri

Bacharel em Administração Pública e Gestão Social pela Universidade Federal do Cariri 

Jaqueline Dourado do Nascimento, Universidade Federal do Cariri

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Efetiva do Curso de Administração Pública e Gestão Social do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Cariri (CCSA/UFCA). 

Referências

BARREYRO, Gladys Beatriz; ROTHEN, José Carlos. Para uma história da avaliação da educação superior brasileira: análise dos documentos do PARU, CNRES, GERES e PAIUB. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 13, p. 131- 152, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/hWYTSMnMrWR5Q3TyzCpdQRj/abstract/?lang=pt. Acesso em: 02 ago. 2021.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Brasília: Senado, 1998.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional. Lei nº 9.394 de dezembro de 1996. Brasília 2005. Disponível em:https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf.Acesso em: 09 jul. de 2019.

BRASIL. Lei nº 10.861, de 14 de Abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm. Acesso em: 23 jun. 2020.

BRASIL. Lei nº 13.005. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF, 25 jun. 2014. Disponível em: < http://www.observatoriodopne.org.br/uploads/reference/file/439/documento-referencia.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução Nº 466 de 12 de

dezembro de 2012. Brasília, 2012. Disponível

em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html. Acesso

em: 05 abr. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução Nº 510 de 07 de

abril de 2016. Brasília, 2016. Disponível

em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html. Acesso

em: 05 abr. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Saúde. Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Ofício Circular n.º 2/2021/CONEP/SECNS/MS Brasília. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 24 fev. 2021. Assunto: Orientações para procedimentos em pesquisas com qualquer etapa em ambiente virtual. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/images/Oficio_Circular_2_24fev2021.pdf. Acesso em: 06 abr. 2021.

BRASIL. Portaria Normativa n. 40, de 12 de dezembro de 2007(*), Republicada por ter saído, no DOU n. 239, de 13-12-2007, Seção 1, p. 39-43, com incorreção no original. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília - DF, n. 249, seção 1, quarta-feira, 29 de dezembro de 2010, páginas 23-31. Disponível em:http://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portaria_Normativa_40-2007_-. Acesso em 09 de jul. de 2019.

CANAN, Silvia Regina; ELOY, Vanessa Taís. Políticas de avaliação em larga escala: o ENADE interfere na gestão dos cursos?. Práxis Educativa, v. 11, n. 3, p. 621-640, 2016. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5858341. Acesso em: 05 set. 2020.

DIAS SOBRINHO, José. Avaliação e transformações da educação superior brasileira (1995- 2009): do provão ao SINAES. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 15, n. 1, p. 195-224, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104- 40362006000400002&script=sci_arttext. Acesso em: 05 jun. 2019.

HAAS, Celia Maria. Concepção e características do sistema de avaliação da educação superior brasileira (SINAES) e seus desafios atuais. In: Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividades e Educação, IV, 2015, Cátedra/UNESCO. Anais. Cátedra: 2015. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23506_12069.pdf. Acesso em: 05 ago. 2021.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sistema Nacional de Avaliação de Ensino Superior. Orientações gerais para o roteiro da auto- avaliação das instituições. Brasília: INEP, 2004. 41 p. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_s uperior/roteiro_de_auto_avaliacao_institucional_2004.pdf. Acesso em: 10 jan. 2018.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sistema Nacional de Avaliação de Ensino Superior. Manual Exame Nacional de Desempenho de Estudante - Enade 2016. Brasília: INEP, 2016. 116 p. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/manuais/manual_do_enade_01072016. pdf. Acesso em: 10 jan. 2020.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sistema Nacional de Avaliação de Ensino Superior. Instrumentos de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e à Distância. Brasília: INEP, 2017. 116 p. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/manuais/manual_do_enade_01072016. pdf. Acesso em: 10 jan. 2020.

LEITE, Denise; GENRO, Maria Elly Herz. Avaliação e internacionalização da educação superior: Quo vadis América Latina?. Avaliação: revista da avaliação da educação superior (Campinas), v. 17, p. 763-785, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/ccHKjgXTrG7cp75QVdRC7sz/?lang=pt. Acesso em: 05 set. 2021.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli EDA. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2018.

POLIDORI, Marlis Morosini; MARINHO-ARAUJO, Claisy; BARREYRO, Gladys Beatriz. SINAES: perspectivas e desafios na avaliação da educação superior brasileira. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. Rio de Janeiro, v.14, n.53, p. 425-436, out./dez. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/mrycNktVzr36Nn5njkqjSZv/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 19 ago. 2021.

RISTOFF, Dilvo. Os desafios da avaliação em contexto de expansão e inclusão. Revista Espaço Pedagógico, v. 26, n. 1, p. 9 - 32, 13 dez. 2019. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/8406. Acesso em: 06 jun. 2020.

VERHINE, Robert E. Avaliação e regulação da educação superior: uma análise a partir dos primeiros 10 anos do SINAES. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 20, n. 3, p. 603-619, nov. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/n8WYbvtmRRgBFtvr3QkcKCt/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 06 abr. 2021.

Downloads

Publicado

2023-06-20

Como Citar

SANTOS JÚNIOR, E. J. .; DOURADO DO NASCIMENTO, J. . Uma análise do significado do uso dos resultados do ENADE no âmbito da gestão de um curso de Administração Pública. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202337, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66406. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/66406. Acesso em: 19 nov. 2024.