A pesquisa na linha de políticas educacionais no âmbito do programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal do Amapá
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.67040Palavras-chave:
Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Pará, Produção CientíficaResumo
O artigo objetiva analisar os objetos de pesquisa das produções científicas na área de Políticas Públicas Educacionais dos pós-graduandos da linha de pesquisa Política Educacional, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá (PPGED-UNIFAP). O problema que motivou a pesquisa se expressa por meio da seguinte pergunta: Quais objetos de pesquisa das políticas educacionais foram analisados pelos mestrandos da linha de pesquisa Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFAP? O estudo evidencia a preocupação dos pesquisadores com a análise de políticas públicas os quais, em larga medida, se debruçaram sobre a análise de programas educacionais, o trabalho docente na educação básica e superior, o currículo, a BNCC, a avaliação, o financiamento, a gestão e as diretrizes curriculares nacionais. Considerando os níveis e as modalidades educacionais, observa-se a ausência de pesquisas sobre educação infantil e primeira etapa da educação básica, tema associado às demandas educacionais por sua histórica negação, sobretudo, à classe trabalhadora. Não há também pesquisas sobre Educação do Campo, ausência que reflete a necessidade de se discutir na pós-graduação, principalmente nas Amazônias, as histórias de lutas e resistências das comunidades locais para garantir o direito à educação. Observou-se também a falta de discussão de temáticas sobre as diferenças.
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