A pesquisa na linha de políticas educacionais no âmbito do programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal do Amapá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.67040

Palavras-chave:

Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Pará, Produção Científica

Resumo

O artigo objetiva analisar os objetos de pesquisa das produções científicas na área de Políticas Públicas Educacionais dos pós-graduandos da linha de pesquisa Política Educacional, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá (PPGED-UNIFAP). O problema que motivou a pesquisa se expressa por meio da seguinte pergunta: Quais objetos de pesquisa das políticas educacionais foram analisados pelos mestrandos da linha de pesquisa Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFAP? O estudo evidencia a preocupação dos pesquisadores com a análise de políticas públicas os quais, em larga medida, se debruçaram sobre a análise de programas educacionais, o trabalho docente na educação básica e superior, o currículo, a BNCC, a avaliação, o financiamento, a gestão e as diretrizes curriculares nacionais. Considerando os níveis e as modalidades educacionais, observa-se a ausência de pesquisas sobre educação infantil e primeira etapa da educação básica, tema associado às demandas educacionais por sua histórica negação, sobretudo, à classe trabalhadora. Não há também pesquisas sobre Educação do Campo, ausência que reflete a necessidade de se discutir na pós-graduação, principalmente nas Amazônias, as histórias de lutas e resistências das comunidades locais para garantir o direito à educação. Observou-se também a falta de discussão de temáticas sobre as diferenças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleide Carvalho Matos, Universidade Federal do Pará

Professora de Didática da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Pará - Campus de Breves

Antonia Costa Andrade, Universidade Federal do Amapá

Licenciatura em Pedagogia (UEPA), Bacharelado em Ciências Econômicas (UNAMA), Mestrado em Desenvolvimento Regional (UNIFAP), Doutorado em Educação (UFU), Pós Doutorado em Educação (UFPA). Pertencente ao quadro da UNIFAP com atuação na docência do PPGED.

Referências

ALVES, F. I. A gestão da pós-graduação no Brasil através de seus planos nacionais: os desafios dos gestores de cursos. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL [on-line], v. 5, n. 4, p. 43-67, 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=319327517004. Acesso em: 10 jun. 2023.

AZEVEDO, J. M. L.; AGUIAR, M. A. da S. Políticas da educação: concepções e programas. In: WITTMANN, Lauro Carlos; GRACINDO, Regina V. (Coord). O estado da arte em políticas e gestão da educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2001. p. 71-87.

CAMARGO, A. M. M. de; ANDRADE, A. C.; CAMARGO, L. M. A formação docente na pós-graduação nas Amazônias brasileiras é de quem? Alguns desafios curriculares e formativos. Currículo sem Fronteiras, v. 22, 2022. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol22articles/2184-camargo-andrade-camargo.pdf. Acesso em: 15 mar. 2023

CIAVATA, M. Conhecimento histórico e o problema teórico-metodológico das mediações. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATA, M. (Org). Teoria e educação no labirinto do capital. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016. p. 191-230.

DE OLIVEIRA, I. A.; DOS SANTOS, T. R. L.; SOUZA AVELINO DE FRANÇA, M. do P. S. G. A pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 11, n. 23, 2014.

GARCIA, F.; MAGALHÃES, L.; WEIGEL, V. Pós-graduação em Educação no Norte do Brasil: no chão da Amazônia, temas e contextos. Revista Lusófona de Educação, n. 53, p. 81-100, 2021. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/8077. Acesso em: 20 maio 2023.

HÖFLING, E. de M. Estado e políticas (públicas) sociais. Cadernos Cedes, ano XXI, n. 55, nov. 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v21n55/5539.pdf. Acesso em: 15 dez. 2021.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA-IBGE. Amazônia Legal. Rio de Janeiro IBGE, 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/cartas-e-mapas/mapas-regionais/15819-amazonia-legal.html?=&t=o-que-e. Acesso em: 05 jun. 2023.

MAINARDES, J. Reflexões sobre o objeto de estudo da política educacional. Laplage em Revista, Sorocaba, v. 4, n. 1, p. 186-201, jan.-abr. 2018. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/Reflex%C3%B5es-sobre-o-objeto-de-estudo-da-pol%C3%ADtica-Mainardes/70b1454667b21d22109f19c51473f0c788046564. Acesso em: 16 dez. 2022.

MARTINS, L. M.; LAVOURA, T. N. Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 71, p. 223-239, set./out. 2018.

RAMALHO, B. L.; MADEIRA, V. de P. C. A pós-graduação em educação no Norte e Nordeste: desafios, avanços e perspectivas. Rev. Bras. Educ. set./out./nov./dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/555gKPMgCtZ3twqMMSnwdXv/abstract/?lang=pt. Acesso: 10 ago. 2022.

SANTOS, A. L. F. dos; AZEVEDO, J. M. L. de. A pós-graduação no Brasil, a pesquisa em educação e os estudos sobre a política educacional: os contornos da constituição de um campo acadêmico. Rev. Bras. de Educ., v. 14, n. 42, set./dez. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/9gS5G9MGJfFn9C6fwMtx7vp/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 jun. 2023.

SEVERINO, A. J. Pós-graduação e pesquisa: o processo de produção e de sistematização do conhecimento. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 26, p. 13-27, jan./abr. 2009. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189115658002.pdf. Acesso: 10 maio 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ-UNIFAP. PPGED-Programa de Pós-Graduação em Educação. Histórico e Contextualização do Programa, 2022. Disponível em: Programa de Pós-Graduação em Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação UNIFAP. Acesso em: 20 jun. 2022.

Downloads

Publicado

2023-09-26

Como Citar

MATOS, C. C.; COSTA ANDRADE, A. A pesquisa na linha de políticas educacionais no âmbito do programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal do Amapá. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202349, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.67040. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/67040. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil