HISTÓRIA E MEMÓRIA DE PROFESSORAS NORMALISTAS DE OEIRAS-PI (1983-2000)
formação e profissão
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.69475Palavras-chave:
História. Memória. Normalistas Oeirenses.Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo geral interpretar aspectos da história e memória das professoras normalistas oeirenses, no recorte temporal de 1983 a 2000. Como objetivos específicos, buscamos: conhecer aspectos da vida profissional e pessoal das normalistas de Oeiras-PI; caracterizar o processo de construção da identidade docente normalista; analisar a trajetória em torno da profissionalização da professora normalista no Piauí, com enfoque em Oeiras. Trata-se de uma pesquisa histórica, de abordagem qualitativa, no campo dos estudos culturais, tendo como perspectiva metodológica a história oral e como técnica para coleta de dados, a entrevista de história oral de vida. As colaboradoras foram três professoras normalistas aposentadas do município de Oeiras-PI. Para fundamentar as discussões da pesquisa, realizamos leituras de textos de teóricos como: Lopes (2017), Pimenta (2000), Soares (2004), Villela (1970), dentre outros. O estudo mostrou que a Escola Normal em Oeiras-PI foi um viés de oportunidade para as mulheres oeirenses, sendo de grande relevância para formação de professores e para a construção da identidade docente nessa região.
Downloads
Referências
ARAÚJO, J. C. S.; FREITAS, A. G. B.; LOPES, A. P. C. (Orgs.). As Escolas Normais no Brasil: do Império à República. 2. ed. Campinas, SP: Editora Alínea. 2017.
BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Trad. Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: DIFEL, 2021.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A, 1990.
FREITAS, Ana Maria Gonçalves Bueno de. Vestidas de azul e branco. Aracaju, SE: NPGED, 2003.
GARCIA, Tânia Cristina Meira; SOBRINHO, Djanní Martinho dos Santos; GARCIA,Tulia Fernanda Meira Garcia. Profissão docente. Natal: EDUFRN, 2014.
GONZÁLES REY, Fernando Luis. Pesquisa qualitativa em psicologia: caminhos e desafios. São Paulo: Pioneira Thompson Learming, 2020.
HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. São Paulo: Vértice, Editora Revista dos Tribunais, 2013.
LOPES, Antônio de Pádua Carvalho. As Escolas Normais no Brasil: do Império a República. 2.ed. Campinas, SP: Alínea 2017.
MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de História Oral. 2. ed. São Paulo: Editora Loyola, 2005.
MÜLLER, Maria, L. As construtoras da Nação: professoras primarias na primeira república. Niterói: UFRJ, 1998.
NISKIER, Arnaldo. Educação brasileira: 500 anos de história, 1500-2000. 2. ed. Rio de Janeiro: Consultor, 1996.
PRADO, Douglas Silva do. Escolas Normais no Brasil no Período Imperial (1835-1889). Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2020.
PIAUÍ, Presidente, 1864-1866 (Franklin Américo de Meneses Dória). Relatório apresentado à Assembleia Legislativa do Piauí, no dia 10 de julho de 1864, pelo presidente da Província Franklin Américo de Meneses Dória. Sam Luiz: Typ. B. de Mattos, 1865.
PIAUÍ, Presidente. Código de Leis Piauí para o ano de 1909. (Decreto n.º 995 de 03 de fevereiro de 1909).
PIAUÍ, Presidente. Código de Leis Piauí para o ano de 1874. (Resolução n.º 858 de 11 de julho de 1873).
PIERANTI, O. P. A Metodologia Historiográfica na Pesquisa em Administração: uma discussão acerca dos princípios e de sua aplicabilidade no Brasil Contemporâneo. Cadernos EBAPE, vol. VI, no 1, março de 2008.
PIMENTA, Selma, Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. São Paulo: Cortez, 2000.
QUEIROZ, Teresinha de Jesus Mesquita. Os literatos e a república: Clodoaldo Freitas, Higino Cunha e as tiranias do tempo. Teresina: Fundação Cultural Monsenhor Chaves, 1998.
ROLLIN, Charlie. Histórias do Sr. Letonne. Paris Fiirmin Ditot, vl 10, 1925.
SOARES, Norma, Patrycia Lopes. Escola Normal em Teresina (1864-2003): Reconstruindo uma memória da Formação de Professores. 2004. 175f. Dissertação de (Mestrado em educação) Universidade Federal do Piauí.
VILLELA, Heloisa de O.S. Pesquisa e Planejamento: Contribuição para o estudo da Escola Normal no Brasil. São Paulo, v.13, dez. 1970, p.7-98.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Temas em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).