Conhecimento e educação no pensamento de Kant

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DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.2019.45647

Resumo

O objetivo fundamental deste artigo consiste em fazer uma abordagem sobre dois temas essenciais da filosofia kantiana: a educação e o conhecimento. Embora tenham sido discutidos e refletidos em obras diferentes é possível estabelecer uma relação de interface entre ambos, principalmente nos livros Crítica da razão pura, Sobre a pedagogia e no texto Resposta à pergunta: que é esclarecimento? No estudo do objetivo proposto, partiu-se de uma análise dos textos indicados, considerando que a construção as ideias têm sua relação com as condições históricas. Além da razão, Kant considerou a educação um requisito imprescindível para a formação de uma subjetividade livre e autônoma. Para que ela ocorra com eficiência é necessária a disciplina como instrumento pedagógico para formar indivíduos não somente civilizados, mas também esclarecidos. Esse projeto de formação para o ser humano também pressupõe o conhecimento, uma vez que, para o filósofo, a disciplina intelectual constitui um fator indispensável para o ato de conhecer. Assim, além das condições necessárias e estruturais para o sujeito ser agente cognoscente são necessários também os mecanismos que o desenvolvam. Em relação a isso, resulta o fato de que a educação constitui a condição essencial no aperfeiçoamento civilizatório da humanidade.

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Biografia do Autor

Reginaldo Aliçandro Bordin, Unicesumar Pontifícia Universidade Católica do Parana - Maringá

Mestre e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá e graduado em Filosofia pela USC, Bauru-SP. É professor de Ética na PUCPR e professor bolsista (ICETI) no mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizaçoes, Unicesumar.

José Aparecido Pereira, Unicesumar; PUCPR

Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Sagrado Coração (1996), Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela UNOPAR, Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2003) e Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). É membro da COPESQ - Comissão de pesquisa da Pontifícia Universidade Católica - Campus Maringá. É docente na Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Maringá atuando nos cursos de Psicologia, Filosofia e Direito e nas seguintes áreas: História da Filosofia, Ética, Epistemologia, Metafísica, Filosofia Política, Estética, Lógica, Filosofia da Educação, Sociologia. Também é docente no Programa de mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações da UniCesumar, bem como pesquisador do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI). Participa do BASIs/SINAES/INEP/MEC como avaliador Institucional e de Cursos (modalidade presencial e a distância).

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Arquivos adicionais

Publicado

2019-11-20

Como Citar

Bordin, R. A., & Pereira, J. A. (2019). Conhecimento e educação no pensamento de Kant. Aufklärung: Journal of Philosophy, 6(3), p.85–94. https://doi.org/10.18012/arf.2019.45647