A Coerção externa como garantia dos direitos civis, segundo Kant

Autores

  • José Aparecido Pereira Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Guilherme Augusto Riveline Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v8i2.58884

Palavras-chave:

Coerção externa. Direitos e deveres civis. Liberdade. Filosofia do Direito.

Resumo

Neste artigo trataremos da coerção externa no pensamento kantiano, segundo o dever político- jurídico que rege a sociedade civil. A questão a ser respondida é: segundo Kant, o Estado republicano, por meio da coerção externa que decorre das leis jurídicas assegura os direitos dos indivíduos no âmbito da sociedade civil? Pretendemos empreender uma análise da relação entre o Direito e o indivíduo por meio da coerção empregada pelo Estado republicano. Os procedimentos metodológicos adotados para a realização desta pesquisa têm um caráter hermenêutico, já que consiste, especialmente, na leitura, análise e interpretação de forma privilegiada das principais obras de Kant acerca da doutrina dos costumes onde se insere a discussão jurídica, de modo especial, a Metafísica dos Costumes, À paz perpétua, Ideia de um história universal desde um ponto de vista cosmopolita, Lições de Ética, entre outras. Nosso texto se estrutura em três partes, sendo a primeira a contextualização teórica do problema na teoria kantiana e as duas últimas como resposta à nossa questão. A nossa pesquisa se justifica por sua atualidade pois nas sociedades contemporâneas regidas por uma Constituição republicana tanto os deveres quanto os direitos são objeto de luta política e de normatização jurídica. Kant no auge do Iluminismo alemão no século XVIII nos possibilita a compreensão de que a liberdade do cidadão, que é limitada pela lei jurídica na sociedade civil é assegurada também por meio das mesmas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Aparecido Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). É membro da COPESQ - Comissão de pesquisa da Pontifícia Universidade Católica - Campus Maringá.Professor na Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Maringá.

Guilherme Augusto Riveline, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Extensão universitária em Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Referências

ARENDT, H. Lições sobre a filosofia política de Kant. Rio de Janeiro: Relume & Dumará, 1994.

BOBBIO, Norberto. Direito e Estado no pensamento de Emanuel Kant. 2ª edição. Brasília – DF: Editora Universidade de Brasília, 1969.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República [2016].

CAYGILL, H. Dicionário Kant. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

HECK, J.N. Direito e moral: duas lições sobre Kant. Goiânia: Ed. UFG/UCG, 2000. GUYER, P. Kant. São Paulo: Ideias & Letras, 2009.

KANT, Immanuel. Metafísica dos Costumes. 3ª edição. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2017.

KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. 1ª edição. São Paulo: Abril S.A. Cultural e Industrial, 1974.

KANT, Immanuel. Lições de Ética. 1ª edição. São Paulo: Editora Unesp, 2018.

KANT, Immanuel. À paz perpétua: um projeto filosófico. Petrópolis: Vozes, 2000.

KANT, Immanuel. Sobre a pedagogia. Lisboa: Portugal: Edições 70, 2018.

KANT, Immanuel. Ideia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita. 2ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

RAMOS, Cesar Augusto. Coação e autonomia em Kant: as duas faces da faculdade de volição. ethic@ - An international Journal for Moral Philosophy, Florianópolis, v.07, n.1, p.45-68, dez. 2010. Disponível em: <>. Acesso em: 27 abr. 2020. doi:.

RODHEN, V. (Coord.). Racionalidade e ação. Porto Alegre: Goethe-Institut, 1992. SANTOS, Robinson dos. Liberdade e coerção: a autonomia moral é ensinável? Studia Kantiana, v.11, n.1, p. 201-216, 2011. Disponível em: . Acesso em: 27 abr. 2020.

TERRA, R. A política tensa: ideia e realidade na filosofia da história de Kant. São Paulo: Iluminuras, 1995.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-09-27

Como Citar

Pereira, J. A. ., & Riveline, G. A. . (2021). A Coerção externa como garantia dos direitos civis, segundo Kant. Aufklärung: Revista De Filosofia, 8(2), p.97–110. https://doi.org/10.18012/arf.v8i2.58884

Edição

Seção

Artigos