Concepções de professores/as da rede estadual de ensino de São Paulo sobre educação sexual

Autores

  • Erick Roberto Freire de Araújo Silva

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2017v24n1.35668

Resumo

A educação sexual no ensino escolar oferece um recurso fundamental para o desenvolvimento crítico e a emancipação política e social dos/as educandos/as. Desse modo, as ações implementadas nesse âmbito, voltadas para a promoção de uma consciência crítica sobre a sexualidade, devem ser incentivadas e garantidas pelo poder público. Nesse contexto, esta investigação tem por objetivo analisar as concepções de professores/as da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo sobre a educação sexual e identificar os materiais didáticos utilizados para implementá-la. Para coleta de dados foram aplicadas entrevistas e a análise apoiou-se nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa. A investigação revelou várias iniciativas docentes voltadas à implementação da educação sexual nas escolas. Os/as docentes mostraram que estão comprometidos/as com as suas demandas, porém, avaliam que as práticas de sala de aula ainda são incipientes e superficiais. O estudo busca explicitar as dimensões envolvidos nessa contradição e sugere possíveis soluções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erick Roberto Freire de Araújo Silva

Mestre em Educação Sexual, pela Universidade Estadual Paulista - Unesp (2016). Licenciado em Ciências Exatas, com habilitação em Matemática e em Ciências Físicas e Biológicas, pela Universidade de São Paulo - USP (2010). Professor de Educação Básica na escola municipal de Sertãozinho Prefeita Maria Neli Mussa Tonielo.

Downloads

Publicado

2018-01-12

Como Citar

DE ARAÚJO SILVA, E. R. F. Concepções de professores/as da rede estadual de ensino de São Paulo sobre educação sexual. Revista Ártemis, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 214–226, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1807-8214.2017v24n1.35668. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/artemis/article/view/35668. Acesso em: 22 nov. 2024.