Concepções de professores/as da rede estadual de ensino de São Paulo sobre educação sexual
DOI :
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2017v24n1.35668Résumé
A educação sexual no ensino escolar oferece um recurso fundamental para o desenvolvimento crítico e a emancipação política e social dos/as educandos/as. Desse modo, as ações implementadas nesse âmbito, voltadas para a promoção de uma consciência crítica sobre a sexualidade, devem ser incentivadas e garantidas pelo poder público. Nesse contexto, esta investigação tem por objetivo analisar as concepções de professores/as da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo sobre a educação sexual e identificar os materiais didáticos utilizados para implementá-la. Para coleta de dados foram aplicadas entrevistas e a análise apoiou-se nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa. A investigação revelou várias iniciativas docentes voltadas à implementação da educação sexual nas escolas. Os/as docentes mostraram que estão comprometidos/as com as suas demandas, porém, avaliam que as práticas de sala de aula ainda são incipientes e superficiais. O estudo busca explicitar as dimensões envolvidos nessa contradição e sugere possíveis soluções.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publiée
2018-01-12
Comment citer
DE ARAÚJO SILVA, E. R. F. Concepções de professores/as da rede estadual de ensino de São Paulo sobre educação sexual. Revista Ártemis, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 214–226, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1807-8214.2017v24n1.35668. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/artemis/article/view/35668. Acesso em: 22 nov. 2024.
Numéro
Rubrique
Artigos