Fixidez e a desconstrução: uma discussão sobre a identidade lésbica invisibilizada nas artes
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2018v25n1.37506Abstract
Este artigo traz uma reflexão sobre a importância do teatro para o debate da identidade lésbica no Brasil, com outras artes como as telenovelas brasileiras e a fotografia, que apresenta elementos da cultura afro, base da identidade nacional, bem como traz o estudo de caso da Parada do Orgulho Gay 2017. Para tanto, adotou-se o método indutivo em diálogo analítico com a revisão literária moderna dos estudos queer, especialmente sobre a identidade lésbica. Assim, propõe-se um chamamento para a reflexão e a pesquisa científica sobre a arte lésbica no Brasil, bem como sobre sua visibilidade e representatividade social. Como resultado, há o apontamento das identidades lésbicas que não são devidamente representadas nas artes cênicas brasileiras, tal qual acontece em trabalhos estrangeiros sobre a temática. Levanta-se, também, a provocação para a discussão e a pesquisa que é praticamente inexistente na perspectiva aqui relatada.Downloads
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Published
2018-08-01
How to Cite
GRILLO, C. K.; LANZARINI, R. Fixidez e a desconstrução: uma discussão sobre a identidade lésbica invisibilizada nas artes. Revista Ártemis, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 183–202, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1807-8214.2018v25n1.37506. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/artemis/article/view/37506. Acesso em: 22 nov. 2024.
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Artigos