“Ui-Wando Paixão”: mulheres e a música brega nas tirinhas de Sérgio Bonson

Authors

  • Virginia Broering Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Cristina Scheibe Wolff

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2018v26n1.42095

Abstract

Este trabalho faz parte de uma pesquisa que se propõe a debater uma relação entre humor e sexo durante a década de 1980, que identificamos como sacanagem. A sacanagem é aqui proposta como uma categoria de análise à brasileira, alternativa às categorias de obscenidade e erotismo para pensar humor e sexo a partir de subjetividades específicas do país. Como fonte para esta pesquisa analisamos as tirinhas de autoria do cartunista Sérgio Bonson, publicadas no jornal catarinense O Estado durante os anos de 1986 até 1990. Neste artigo refletimos sobre como as personagens mulheres acionam o cantor de música brega, Wando, como um símbolo sexual nestes enredos humorísticos. Ressaltando, por sua vez, questões de classe suscitadas pelo gênero musical. Palavras-chave: Tirinhas de Humor. Sacanagem. Sérgio Bonson. Música Brega.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-12-21

How to Cite

BROERING, V.; SCHEIBE WOLFF, C. “Ui-Wando Paixão”: mulheres e a música brega nas tirinhas de Sérgio Bonson. Revista Ártemis, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 216–236, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1807-8214.2018v26n1.42095. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/artemis/article/view/42095. Acesso em: 21 dec. 2024.

Issue

Section

O humor das mulheres e as mulheres no humor