Discursos do feminino na contemporaneidade: Revista TPM

Autores/as

  • maurini de souza Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Carolina Fernandes Mandaji Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Priscilla Terhaag Merencio Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumen

Este artigo pretende analisar o editorial e a matéria principal (“de capa”) da edição número 134 da revista TPM, a fim de observar se a proposta de representar uma opção inovadora no segmento revistas femininas se mantém coerente nas questões de ruptura com os padrões pré-estabelecidos pela sociedade brasileira contemporânea. Para tal, utiliza-se da proposta de Análise do Discurso Francesa, nos estudos de Pêcheux (1988) e Orlandi (2002 e 2005), destacando questões envolvendo discurso e ideologia e o que é silenciado, o “não-dito”. As mesmas seções das revistas de número 133 e 135 são destacadas para que, em uma análise menos aprofundada, auxiliem as considerações finais desta pesquisa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

maurini de souza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Sociolinguística (texto publicitário Brasil - Alemanha) e mestre em Letras (Dialética no Teatro de Bertolt Brecht) pela Universidade Federal do Paraná. Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo, graduação em Letras Alemão e graduação em Letras Português pela Universidade Federal do Paraná. É professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPr), nas pós-graduações de Comunicação e Sociedade, Literatura e história e Artes Híbridas e na graduação de Comunicação organizacional e Letras. Tem experiência nas áreas de Comunicação, Ciências Sociais e Literatura dramática, atuando principalmente nos seguintes temas: texto jornalístico e publicitário, questão agrária brasileira e teatro político-social.

Carolina Fernandes Mandaji, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui Graduação em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo - pela Universidade Federal do Maranhão (2001) e Mestrado (2005) e Doutorado (2011) em Comunicação e Semiótica - Área de Concentração Signo e Significação nas Mídias e linha de pesquisa Análise das Mídias - pela PUC-SP. Professora Adjunta do Curso de Comunicação Organizacional do Departamento de Comunicação e Expressão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Comunicação (com ênfase em Jornalismo Impresso, Assessoria de Imprensa, Audiovisual, Televisão, Gêneros Midiáticos) e desenvolve projetos de pesquisa em Sociossemiótica e Audiovisual.

Priscilla Terhaag Merencio, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Especialista em Comunicação Empresarial e Institucional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Publicado

2016-09-02

Cómo citar

SOUZA, maurini de; MANDAJI, C. F.; MERENCIO, P. T. Discursos do feminino na contemporaneidade: Revista TPM. Revista Ártemis, [S. l.], v. 21, n. 1, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/artemis/article/view/27884. Acesso em: 13 may. 2024.