Feminismo na música: uma análise do videoclipe "Run The World (Girls)", de Beyoncé

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2017v24n1.31612

Resumen

Este artigo discute a presença de signos visuais que remetem ao feminismo, no videoclipe “Run The World (Girls)”, da cantora Beyoncé. Para tanto, discute-se a história da mulher, a imagem como forma de linguagem, o surgimento do videoclipe e a carreira de Beyoncé. Os métodos de pesquisa utilizados neste estudo são documental e bibliográfico, e a observação e análise de um documentário da cantora, bem como de um videoclipe que é objeto deste estudo. Para discorrer sobre a história da mulher, utiiza-se Alves e Pitanguy (1985), Robles (2006) e Sarti (2004), para falar sobre os tipos de feminismo, Heywood (2010), Nye (1998), Nicholson (2010) e Garcia e Miranda (2012). Com o intuito de discutir a imagem como forma de linguagem, utiliza-se Dondis (1997), Aumont (1993) e Deleuze (1983). A análise é baseada na semiótica de Joly (1996) e Santaella (1983), com auxílio de Chevalier (1999), Mondro (2008) e Farina (2006). Através da análise de imagem das figuras do videoclipe foi possível identificar signos utilizados por Beyoncé para discutir feminismo com o público.

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Biografía del autor/a

Denise Castilhos de Araujo, Universidade Feevale

Professora do Mestrado em Processos e Manifestações Culturais e dos cursos de Comunicação Social e Design. Pesquisadora do Grupo de Estudos Cultura e Memória da Comunidade.

Bianca Lopes, Universidade Feevale

Graduada em Publicidade e Propaganda

Publicado

2018-01-12

Cómo citar

ARAUJO, D. C. de; LOPES, B. Feminismo na música: uma análise do videoclipe "Run The World (Girls)", de Beyoncé. Revista Ártemis, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 179–188, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1807-8214.2017v24n1.31612. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/artemis/article/view/31612. Acesso em: 22 nov. 2024.