A publicidade e a construção da masculinidade: as representações de gênero em Malvino Salvador

Autores/as

  • Renata Barreto Malta Universidade Federal de Sergipe
  • Wesley Andrade Universidade Federal de Sergipe
  • Gabriel Cordeiro Universidade Federal de Sergipe
  • Lilian Alves Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2018v25n1.35423

Resumen

O presente artigo propõe analisar duas produções publicitárias audiovisuais com o objetivo de estudar a construção da masculinidade (ou masculinidades) nesse conteúdo como forma de representação. O corpus é constituído pelas peças “O chamado”, da marca Old Spice, e “Festinha”, das Havaianas, ambas protagonizadas pelo ator Malvino Salvador. A partir da Análise de Conteúdo, como método empírico, e sob a ótica da teórica Badinter (1993), aliada aos Estudos Culturais, pretende-se entender como se concretiza a representação de modelos de masculinidade a partir de padrões que se contrapõem na narrativa dos anúncios e como a publicidade influencia na formação das identidades, fragmentadas em tempos contemporâneos. Como resultado, observamos diferentes formas de “ser homem” coexistirem numa mesma época e que a celebração da virilidade em uma perspectiva machista ainda é um modelo de representação em voga, mesmo frente a questionamentos por parte da sociedade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renata Barreto Malta, Universidade Federal de Sergipe

Professora Efetiva do Departamento de Comunicação Social (UFS) Professora Permanente do PPGCOM - UFS Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo

Wesley Andrade, Universidade Federal de Sergipe

Graduado em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) Estudante de Graduação do curso de Publicidade e Propaganda - Universidade Federal de Sergipe (UFS) Bolsista PIBIC - UFS

Gabriel Cordeiro, Universidade Federal de Sergipe

Estudante de Graduação do curso de Publicidade e Propaganda - Universidade Federal de Sergipe (UFS) Bolsista PIBIC - UFS

Lilian Alves, Universidade Federal de Sergipe

Estudante de Graduação do curso de Publicidade e Propaganda - Universidade Federal de Sergipe (UFS) Bolsista PIBIC - UFS

Publicado

2018-08-01

Cómo citar

MALTA, R. B.; ANDRADE, W.; CORDEIRO, G.; ALVES, L. A publicidade e a construção da masculinidade: as representações de gênero em Malvino Salvador. Revista Ártemis, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 260–273, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1807-8214.2018v25n1.35423. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/artemis/article/view/35423. Acesso em: 22 nov. 2024.