Violência contra mulheres na universidade: um estudo sobre as produções científicas latino-americanas

Autores/as

Resumen

As universidades têm se apresentado como um lugar de intensas violências, atingindo principalmente mulheres. Diante desse cenário, buscamos compreender quais ações as universidades da América Latina têm proposto para o enfrentamento da violência contra as mulheres. Para tanto, foi realizada uma revisão integrativa da literatura, a partir de buscas no Portal de Periódicos da CAPES e Scielo. Foram selecionados 40 artigos científicos para esta revisão. Os resultados demonstram que as universidades majoritariamente têm criado protocolos para o enfrentamento da violência, além disso, percebe-se uma intensa mobilização de mulheres a partir da formação de coletivos e a realização de denúncias em redes sociais. Compreendemos que as instituições de ensino devem se mobilizar para além da mera criação de protocolos, incluindo uma perspectiva de gênero e propiciando encontros para reflexão e conhecimento sobre a temática da violência contra as mulheres. Deve-se promover campanhas, rodas de conversa, criação de materiais educativos e informativos acerca da violência contra as mulheres no ambiente universitário. Ainda, deve-se levar em consideração que embora a violência tenha sido mais frequente em relação a estudantes, qualquer pessoa, independente do lugar que ocupa na instituição, pode estar exposta a diferentes violências.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Janine Gudolle de Souza, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2018). Mestranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGP/UFSM, na linha de pesquisa: Problemáticas de saúde e contextos institucionais. Integrante do VIDAS - Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Psicologia Clínica-Social (UFSM). Atua como psicóloga no Projeto Redes de Aprendizagem do Núcleo de Apoio à Aprendizagem na Coordenadoria de Ações Educacionais (CAED/UFSM).

Adriane Rubio Roso, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora Associada (Dedicação Exclusiva) na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (Graduação/Mestrado). Pós-doutorado na Harvard University, Departamento de Psicologia, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É pós-doutora em Comunicação (UFSM). Doutora em Psicologia (PUCRS), com doutorado sanduíche na Columbia University (bolsa da Fulbright). Mestre em Psicologia Social e da Personalidade (PUCRS). Especialista em Saúde Pública (UFRGS/ FIOCRUZ/ESP/RS) e em Gestão em Saúde (UFRGS). Certificada em Aconselhamento em Álcool/Drogas (University of California - UCLA). Graduada em Psicologia (UNISINOS). Coordena o “VIDAS - Núcleo de pesquisa, ensino e extensão em Psicologia Clínica-Social” (UFSM) e Lidera o Grupo de Pesquisa “Saúde, Minorias Sociais e Comunicação”. Membro Efetivo do Grupo de Trabalho 66 “Representações Sociais” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) e vice-coordenadora do GT (2015-2016). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 (2015-2018). Áreas de Pesquisa: psicologia social, relações intergrupais, psicologia e política, saúde coletiva, estudos de gênero e comunicação social. Temas de interesse: relações de poder, violência, minorias sociais, racismo, violência, direitos sexuais/reprodutivos, (ciber)mídia, consumo de drogas. Perspectivas Reflexivas: Psicologia Social Crítica, Sociologia\Antropologia Críticas, Estudos Críticos da Mídia e Feminismo. Teorias: Teoria das Representações Sociais e Psicanálise.

Ana Flavia de Souza, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Psicóloga graduada pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Campus de Frederico Westphalen - RS (2020). Mestranda em Psicologia no Programa de Pós Graduação em Psicologia (PPGP- UFSM), na linha de pesquisa "Problemáticas de saúde e contextos institucionais". Bolsista da CAPES. Integrante do VIDAS - Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Psicologia Clínica-Social (UFSM).

Publicado

2022-07-01

Cómo citar

GUDOLLE DE SOUZA, J.; RUBIO ROSO, A. .; DE SOUZA, A. F. . Violência contra mulheres na universidade: um estudo sobre as produções científicas latino-americanas. Revista Ártemis, [S. l.], v. 33, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/artemis/article/view/56280. Acesso em: 22 dic. 2024.