Notas etnográficas sobre vestiários e a erotização de espaços esportivos

Auteurs

  • Wagner Xavier Camargo Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Mots-clés :

Vestiários Esportivos. Erotização de Espaços. Competições LGBT. Etnografia Multissituada

Résumé

Este artigo traz considerações antropológicas sobre a erotização de espaços com foco principal em vestiários esportivos de competições internacionais LGBT (jogos de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneras/os), investigados a partir de uma etnografia multissituada. No caso desta pesquisa, os vestiários são locais em que o segredo da sexualidade (notadamente heteronormativa) estabelece-se como oficial e coloca os desejos homoeróticos numa esfera de “anormalidade”; portanto, tais lugares serão discutidos antropologicamente como elementos-chave nas constituições subjetivas dos atletas interlocutores da pesquisa. O artigo, assim, divide-se em três partes: na primeira procura distanciamentos/aproximações entre banheiros e vestiários (masculinos) como locais em que as práticas do olhar são interditas, e prioriza-se o espaço do vestiário no sentido de compreender as lógicas do estabelecimento de códigos sexuais e de gênero; em seguida, adentra ao universo dos vestiários esportivos masculinos, trazendo dados etnográficos a serem considerados e entretecendo certa interpretação; e, ao final, postula notas finais especulando sobre a relação entre olhar pornográfico e o voyeurismo erótico, estabelecidos em tais espaços comuns.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Wagner Xavier Camargo, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Pesquisador Jr. pós-doutorando FAPESP, lotado no depto de Antropologia Social da UFSCar, São Carlos/SP Doutor em Ciências Humanas pela UFSC com foco temático em Estudos de Gênero e em Antropologia do Esporte

Téléchargements

Publiée

2014-08-04

Comment citer

CAMARGO, W. X. Notas etnográficas sobre vestiários e a erotização de espaços esportivos. Revista Ártemis, [S. l.], v. 17, n. 1, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/artemis/article/view/17989. Acesso em: 22 déc. 2024.