“Agora és noiva, deves mais do que nunca saber como vai agir”: as cartas de amor e o diário íntimo de Ada Therezinha (1946-1952/Caxias do Sul/Brasil)

Auteurs

  • Pâmela Cervelin Grassi Universidade do Estado de Santa Catarina

Résumé

O presente artigo analisa um diário íntimo e um conjunto de cartas, produzidos por Ada Therezinha, entre os anos de 1946 e 1952, em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. Compreendidos no âmbito das escritas ordinárias, esses egodocumentos são tramados por vestígios que versam sobre sua experiência amorosa com Enio Luiz. Procura-se analisar o significado dos elementos afetivos e amorosos presentes nos escritos da moça, que contribuíram na cristalização do imaginário da instituição do casamento como sendo a realização da apoteose romântica. A investigação histórica é ancorada, sobretudo, nos estudos da História Cultural, História das Mulheres e Estudos Feministas, que oferecem subsídios teóricos e metodológicos para a discussão do tema.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Pâmela Cervelin Grassi, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História do Tempo Presente da Universidade do Estado de Santa Catarina, na linha de Linguagens e Identificações. Foi bolsista PROMOP/UDESC, com atuação no Laboratório de Patrimônio Cultural (LabPac). Graduou-se no curso Licenciatura em História pela Universidade de Caxias do Sul. Integra o o Grupo de Estudos História, Cultura Escrita e Leitura (GEHCEL). Professora da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul.

Téléchargements

Publiée

2016-09-02

Comment citer

GRASSI, P. C. “Agora és noiva, deves mais do que nunca saber como vai agir”: as cartas de amor e o diário íntimo de Ada Therezinha (1946-1952/Caxias do Sul/Brasil). Revista Ártemis, [S. l.], v. 21, n. 1, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/artemis/article/view/28699. Acesso em: 27 nov. 2024.