Gênero e sexualidades nos livros didáticos de Sociologia aprovados pelo PNLD 2015

Auteurs

  • Natan Schmitz Kremer Universidade Federal de Santa Catarina
  • Heloisa Domingos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rachel Tomás dos Santos Abrao Universidade Federal de Santa Catarina
  • Diane Macedo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mariane Pisani Universidade Federal de Santa Catarina; Universidade de São Paulo.

DOI :

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2018v26n1.38980

Résumé

Propomos analisar como Gênero e Sexualidades emergem nos livros didáticos de Sociologia aprovados no PNLD 2015. Dos seis livros, apenas três (Sociologia; Sociologia em Movimento; Sociologia para Jovens do Século XXI) dedicam capítulos inteiros aos estudos de Gênero e Sexualidades; nos outros (Tempos Modernos, Tempos de Sociologia; Sociologia Hoje; Sociologia para o Ensino Médio) encontramos fragmentado nos demais capítulos. Em Sociologia, focando-se em Família e Parentesco, encontramos diálogo com teóricos clássicos (Durkheim, Giddens, Bourdieu), mas reduzida referência à epistemologia feminista. Em Sociologia em Movimento há constante relação com trabalho e feminismo classista, observável no referencial teórico (Angela Davis, Elisabeth Lobo, Cristina Brueschini). Por fim, em Sociologia para Jovens do Século XXI, dá-se mais atenção aos estudos de gênero, com diálogo entre autoras clássicas e contemporâneas, mostrando a trajetória dos conceitos, além da influência de outras áreas, como Kinsey/Psicologia.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Natan Schmitz Kremer, Universidade Federal de Santa Catarina

Estudante do curso de graduação em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou intercambio na Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educacion e na Facultad de Ciencias Sociales, ambas da Universidad de la Repúbica (UdelaR), Uruguay, através do programa Escala Estudiante de Grado, da Asociacion Universitaria Grupo Montevideo, e estudou na Escuela Juana de Arco, no México. Desenvolve pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) junto ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (NEPESC/CED/UFSC), no projeto "Aspectos do processo civilizador e da modernização em Florianópolis: século XX". Interessa-se pelas temáticas que envolvem literatura, modernismo e modernidade, investigando grupos de vanguarda.

Heloisa Domingos, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina, cursa a licenciatura na mesma instituição.

Rachel Tomás dos Santos Abrao, Universidade Federal de Santa Catarina

Cursa o bacharel e a licenciatura em Ciências Sociais na Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Diane Macedo, Universidade Federal de Santa Catarina

Cursa a licenciatura em Ciências Sociais na Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Mariane Pisani, Universidade Federal de Santa Catarina; Universidade de São Paulo.

Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina, cursa a licenciatura na mesma instituição. É doutora em Antropologia pela Universidade de São Paulo, com tese que versa sobre os temas de gênero e esporte.

Téléchargements

Publiée

2018-12-21

Comment citer

KREMER, N. S.; DOMINGOS, H.; ABRAO, R. T. dos S.; MACEDO, D.; PISANI, M. Gênero e sexualidades nos livros didáticos de Sociologia aprovados pelo PNLD 2015. Revista Ártemis, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 315–336, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1807-8214.2018v26n1.38980. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/artemis/article/view/38980. Acesso em: 21 déc. 2024.