Prática de casamentos colectivos como salvaguarda dos direitos da mulher

Auteurs

  • Orlando Nipassa Universidade Eduardo Mondlane
  • Celestina Jeque

Mots-clés :

Casamentos colectivos. União de facto. Direitos da mulher. Prestígio social.

Résumé

A realização dos casamentos colectivos, na Cidade de Maputo, resulta de um projeto de intervenção social do Conselho Municipal com o objetivo de apoiar casais que desejam contrair o matrimónio, mas não o fazem por falta de recursos financeiros, questões culturais e sociais ligadas a estigmatização, excesso de burocracia, inexistência dos órgãos do registo civil necessários à legalização dos casamentos próximos das comunidades e desconhecimento da lei. O projecto surge na sequência de relatos sobre mulheres que, por falta da legalização de suas relações conjugais, são violentadas e forçadas a desfazer-se do património do casal em casos de separação ou morte do marido. Derivado, parcialmente, duma recente dissertação de Mestrado, revisão da literatura e pesquisas empíricas que temos vindo a realizar desde o ano de 2010 sobre a matéria, neste artigo descrevemos o processo dos casamentos colectivos e analisamos o seu significado para as mulheres abrangidas. À luz dos pressupostos teóricos da sociologia da liberdade, o artigo revela que, num contexto patriarcal onde os direitos das mulheres são desrespeitados, o projecto dos casamentos colectivos ao apoiar o processo de oficialização das relações conjugais de casais vivendo em união de facto contribui para a satisfação de mulheres provenientes de famílias com poucos recursos, amplia o seu capital social, sua segurança no lar e confere maior visibilidade à necessidade de intervenções públicas que visam salvaguardar os direitos da mulher e seu prestígio social tanto na família como na sociedade em geral.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Orlando Nipassa, Universidade Eduardo Mondlane

Sociólogo, docente e investigador Director do curso de Mestrado em Sociologia do Desenvolvimento Universidade Eduardo Mondlane, Faculdade de Letras e Ciências Sociais, Departamento de Sociologia 

Téléchargements

Publiée

2021-12-15

Comment citer

NIPASSA, O.; JEQUE, C. Prática de casamentos colectivos como salvaguarda dos direitos da mulher. Revista Ártemis, [S. l.], v. 32, n. 1, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/artemis/article/view/61155. Acesso em: 24 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Feminismos Africanos: conexões locais e globais