Entre o medo e a ousadia: educando-se na prática da prostituição
Palavras-chave:
Prostituição, Educação Popular, Fenomenologia, Processos educativosResumo
Este artigo é fruto de investigações desenvolvidas em diálogo com mulheres prostitutas de casas noturnas da cidade de São Carlos e com prostitutas que participam de associações da categoria, nas cidades de Belo Horizonte, Campina Grande, João Pessoa e Recife. As reflexões, ora apresentadas, foram formuladas durante o desenvolvimento de pesquisas de doutoramento e pós-doutoramento em educação, com o objetivo de descortinar e compreender processos educativos consolidados na prática da prostituição. Os referenciais da Educação Popular e da Fenomenologia configuraram-se como aporte teórico-metodológico para o levantamento e análise dos dados obtidos a partir do convívio com mulheres que prestam serviços sexuais. A metodologia adotada possibilitou a suspensão de preconceitos e o desvelamento de autoimagens positivas criadas pelas participantes da pesquisa que favorecem a percepção dessas mulheres no processo de busca por ser mais, em contraposição ao imaginário social que tende a retratá-las como vítimas destituídas de agência.Downloads
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Publicado
2015-01-03
Como Citar
DE SOUSA, F. R. Entre o medo e a ousadia: educando-se na prática da prostituição. Revista Ártemis, [S. l.], v. 18, n. 1, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/artemis/article/view/22534. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Pesquisando prostituição e mercados do sexo: contribuições, debates