Lentes estilhaçadas: as fraturas da modernidade em Entre os atos e O quarto de Jacob

Autores

  • Lucas Leite Borba UFPE
  • Débora Souza da Rosa UFPB/Professora Adjunta

Palavras-chave:

Modernismo, Crítica feminista, Virginia Woolf

Resumo

O presente trabalho propõe uma análise com base na crítica feminista dos romances Between the Acts (1941) e Jacob’s Room (1922). Visamos explorar o experimentalismo como ferramenta estética e política na obra de Virginia Woolf, a partir dos ecos de Jacob’s Room em sua última obra. Para o recorte dessa pesquisa, analisaremos dois aspectos da estética woolfiana que unem os romances a serem analisados: A fragmentação da perspectiva narrativa, com base nos ensaios Modern Fiction (1919) e Character in Fiction (1924), e as fraturas da história oficial falogocêntrica expostas pela revisão histórica feminista, com base na crítica de Toril Moi (1991) em Sexual, Textual, Politics, assim como no ensaio A room of one’s own (1929), de Virginia Woolf. Outrossim, buscamos não apenas expor as contribuições de Woolf para o modernismo, mas, também, ratificar a presença e a maturação dessas ao longo de sua produção literária e ensaística.

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Publicado

2022-07-01

Como Citar

LEITE BORBA, L.; SOUZA DA ROSA, D. Lentes estilhaçadas: as fraturas da modernidade em Entre os atos e O quarto de Jacob. Revista Ártemis, [S. l.], v. 33, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/artemis/article/view/62680. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Virginia Woolf e a cena modernista: 1922-2022