Producción de significado y representación del sertón del nordeste en la tríada del Cinema Novo

Autores/as

  • Alisson Gutemberg PPGC/UFPB
  • Bertrand Lira

Palabras clave:

Representação, Sertão nordestino, Cinema Novo

Resumen

A representação do sertão nordestino está interligada com a própria busca por uma identidade nacional. Na década de 1960, o Cinema Novo estabeleceu imagens para o Nordeste que ressoam até hoje. Desta forma, temos por objetivo analisar a representação do sertão nordestino na Trilogia do Sertão - Deus e o Diabo na Terra do Sol (Glauber Rocha, 1964), Os Fuzis (Ruy Guerra, 1964) e Vidas Secas (Nelson Pereira dos Santos, 1963) – com o intuito de observar de que forma o espaço e o indivíduo aparecem representados nas obras citadas. Para tanto, teremos como referencial teórico os conceitos de Orlandi (2001) e Aumont (1993), Gaudreault e Jost (1999) e Alekan (1979), através de uma análise linguística e semiótica, com o objetivo de observar como discurso e fotografia atuam na produção de sentido dentro dos filmes estudados.

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Publicado

2015-06-05

Cómo citar

GUTEMBERG, A.; LIRA, B. Producción de significado y representación del sertón del nordeste en la tríada del Cinema Novo. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 7, n. 2, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/24500. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos