Educação Ambiental Lúdica na Escola Pública: contribuindo com o processo de engajamento e transformação social

Autores

  • Paloma Mara de Lima Ferreira
  • André Luiz Queiroga Reis
  • Marília Costa de Medeiros
  • Francisco Miqueias Sousa Nunes

Resumo

A Educação Ambiental (EA) nos últimos anos se apresenta como uma nova dimensão a ser agrupada no processo educacional. Nesse aspecto, foram realizadas atividades educativas em duas escolas da rede municipal de ensino infantil e fundamental localizadas no município de Pombal, a EMEF Dr. Avelino Elias de Queiroga e EMEF Decisão. Cujo objetivo principal foi analisar as concepções/representações de meio ambiente dos alunos de 3º a 6º ano de duas escolas municipais da zona rural e urbana, tendo como eixo norteador o bioma Caatinga incorporado a Educação ambiental lúdica inserida no ensino de ciências. Foram utilizados métodos pedagógicos ativos como palestras, oficinas pedagógicas e jogos lúdicos, para a coleta dos dados foi realizada entrevistas através da aplicação de questionários estruturados. Como resultado confirmamos que a práxis da EA e do Lúdico quando combinados demonstrou ser uma valiosa ferramenta no ensino de ciências, sendo um poderoso subsídio na disseminação de conhecimento.

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Como Citar

DE LIMA FERREIRA, P. M.; REIS, A. L. Q.; DE MEDEIROS, M. C.; SOUSA NUNES, F. M. Educação Ambiental Lúdica na Escola Pública: contribuindo com o processo de engajamento e transformação social. Gaia Scientia, [S. l.], 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/gaia/article/view/18070. Acesso em: 26 jan. 2022.

Edição

Seção

Ciências Ambientais

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