Avaliação da microfauna no efluente final para monitoramento da qualidade ambiental em estações de tratamento de esgotos do tipo lodos ativados

Autores

  • Aldo P. Ferreira
  • Cynara L.N. Cunha
  • Odir C.C. Roque

Resumo

A microfauna presente nas Estações de Tratamento de Esgoto da Penha e Ilha do Governador, ambas do tipo lodos ativados de aeração prolongada, foi caracterizada permitindo a determinação do modelo cinético de degradação de matéria orgânica como forma de avaliar o rendimento e qualidade do processo. A análise microbiológica qualitativa do lodo, englobando tamanho, quantidade de fi lamentos, compactação e identifi cação das espécies dominantes foi sufi ciente para uma caracterização imediata das condições depurativas do sistema de tratamento das ETEs estudadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-03-20

Como Citar

FERREIRA, A. P.; CUNHA, C. L.; ROQUE, O. C. Avaliação da microfauna no efluente final para monitoramento da qualidade ambiental em estações de tratamento de esgotos do tipo lodos ativados. Gaia Scientia, [S. l.], v. 2, n. 1, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/gaia/article/view/2320. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

New Section Title Here