Avaliação da Qualidade da Água nos Assentamentos de Reforma Agrária Bernardo Marin II e Mundo Novo, Município de Russas (Ceará, Brasil): um estudo de caso

Autores

  • Maria Goretti G. M. Castro
  • Aldo P. Ferreira
  • Inês E. Mattos

Resumo

A seca constitui um dos principais problemas da região Nordeste. O Ceará foi o precursor da instalação de açudes na região para regularizar a vazão de cursos dágua importantes, porém, a água nesse tipo de reservatório tende a apresentar alterações de qualidade devido a contaminações difusas. A pesquisa focou os assentamentos de reforma agrária em Russas, Ceará. A qualidade da água foi analisada através do Índice de Qualidade da Água (IQA) e do Índice do Estado Trófi co (IET). Foi encontrado IQA na faixa de água de boa qualidade, contudo as amostras apresentaram desacordo com as normas quanto à cor, cloretos e fósforo total. Quanto ao IET, a área de recreação dos açudes apresentou-se mesotrópica e em outro ponto do Açude Grande, oligotrófi ca. Sugere-se a retirada ou minimização das fontes de poluição nos açudes como primeiro passo para minimização e recuperação destes. Destaca-se, também, a importância do acompanhamento da evolução do IET.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-06-10

Como Citar

CASTRO, M. G. G. M.; FERREIRA, A. P.; MATTOS, I. E. Avaliação da Qualidade da Água nos Assentamentos de Reforma Agrária Bernardo Marin II e Mundo Novo, Município de Russas (Ceará, Brasil): um estudo de caso. Gaia Scientia, [S. l.], v. 3, n. 1, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/gaia/article/view/3344. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

New Section Title Here