ANÁLISE DOS CONCEITOS BIOMIMETISMO E ECODESIGN NO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA

Autores

  • Mirna Andrade Bezerra Universidade Federal do Piauí
  • José Machado Moita Neto Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Educação ambiental, Livros didáticos

Resumo

Os conteúdos trabalhados nos livros didáticos de biologia podem permitir o desenvolvimento da Educação Ambiental utilizando-se de dois conceitos ainda novos nesta abordagem, são eles: biomimetismo e ecodesign. Possuem grandes contribuições em diversas áreas da ciência, permitindo expor os avanços da tecnologia em favor da resolução dos problemas ambientais gerados por atividades impactantes. A biomimética inspira-se no mundo natural para criar formas altamente eficazes para o desenvolvimento de soluções sustentáveis, o ecodesign caracteriza-se como um processo de inclusão de quesitos ambientais no processo de design de produtos. Para isso, realizou-se a avaliação dos livros didáticos do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) dos anos 2015-2017 para identificação de temas da biologia que podem ser utilizados para a incorporação destes conceitos. Após esta fase de investigação dos três volumes das obras, foi realizada uma análise mais detalhada da coleção, contendo contribuições e sugestões do que é possível ser melhorado para que os conceitos de biomimetismo e ecodesign possam ser incluídos nos livros didáticos. A análise realizada encontrou em quatro exemplares a menção as inovações da biomimética, mas, o termo e a aplicação do conceito de ecodesign não foi detectado em nenhum dos livros, constatando-se grande viabilidade de inserção do mesmo. Os conceitos são importantes para o desenvolvimento da educação ambiental e precisam ser abordados de forma mais efetiva dentro dos conteúdos de biologia por diversos aspectos, mas, principalmente pela interdisciplinaridade e o viés da sustentabilidade que eles contemplam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-19

Como Citar

BEZERRA, M. A.; MOITA NETO, J. M. ANÁLISE DOS CONCEITOS BIOMIMETISMO E ECODESIGN NO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA. Gaia Scientia, [S. l.], v. 10, n. 4, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/gaia/article/view/28752. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Ciências Ambientais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)