O ensino de literatura e o desempenho dos candidatos na resolução da questão discursiva do vestibular 2008 da UFCG

Autores

  • Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega

Palavras-chave:

ensino de literatura, vestibular, leitura literária

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o desempenho dos(as) alunos(as) vestibulandos(as) na resolução da questão discursiva de literatura brasileira proposta pelo Exame Vestibular – 2008 da UFCG. Trata-se dos resultados de uma pesquisa de campo - realizada no Pré - Vestibular Solidário (PVS) da UFCG - e inclui dois momentos distintos - um descritivo e outro exploratório. Tomando por base o gabarito da questão divulgado pela COMPROV, composto por cinqüenta provas, adotamos três critérios para a escolha do corpus de análise: as respostas que mais se aproximaram das esperadas, as que se aproximaram, mas a escrita do aluno é lacunosa e as que se distanciaram do solicitado. Ao final da pesquisa, quando comparamos o gabarito oficial e as respostas apresentadas pelos alunos para a questão discursiva de literatura brasileira, concluímos que a leitura integral das obras literárias e seu estudo interativo são de fundamental importância para o bom desempenho dos alunos na referida questão.

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Publicado

27.03.2010

Edição

Seção

Artigos do Dossiê