O ensino de literatura e o desempenho dos candidatos na resolução da questão discursiva do vestibular 2008 da UFCG
Palavras-chave:
ensino de literatura, vestibular, leitura literáriaResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o desempenho dos(as) alunos(as) vestibulandos(as) na resolução da questão discursiva de literatura brasileira proposta pelo Exame Vestibular – 2008 da UFCG. Trata-se dos resultados de uma pesquisa de campo - realizada no Pré - Vestibular Solidário (PVS) da UFCG - e inclui dois momentos distintos - um descritivo e outro exploratório. Tomando por base o gabarito da questão divulgado pela COMPROV, composto por cinqüenta provas, adotamos três critérios para a escolha do corpus de análise: as respostas que mais se aproximaram das esperadas, as que se aproximaram, mas a escrita do aluno é lacunosa e as que se distanciaram do solicitado. Ao final da pesquisa, quando comparamos o gabarito oficial e as respostas apresentadas pelos alunos para a questão discursiva de literatura brasileira, concluímos que a leitura integral das obras literárias e seu estudo interativo são de fundamental importância para o bom desempenho dos alunos na referida questão.
Downloads
Referências
AGUIAR, Vera Teixeira de e BORDINI, Maria da Glória. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1998.
ALVES, José Hélder Pinheiro. Literatura no ensino médio. In: DIAS, L. Francisco. (Org.). Texto, escrita, interpretação: ensino e pesquisa. João Pessoa: Idéia, 2001.
ANDRADE, Claudete A. Segalin de. Dez livros e uma vaga: a leitura de literatura no vestibular. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2003.
BORDINI, Maria da Glória. Guia de leituras para alunos de 1º e 2º graus. Centro de Pesquisas Literárias. Porto Alegre: PUCRS/Cortez, 1989.
BRASIL/SEMTEC. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias – Conhecimento de literatura. Brasília: MEC/SEMTEC, 2006.
CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. Textos de invenção. São Paulo: Duas Cidades, Ed. 34, 2002.
CHIAPPINI, Lígia. Reinvenção da catedral: língua, literatura, comunicação: novas tecnologias e políticas de ensino. São Paulo: Cortez, 2005.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 39a ed. São Paulo: Cortez, 2000.
JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Tradução de Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.
______. O prazer estético e as experiências fundamentais da poiesis, aisthesis e katharsis. In: LIMA, Luiz Costa (Seleção, Coordenação e Tradução). A Literatura e o leitor: textos da estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 4. ed. São Paulo: Ática, 1999. (Série Educação em ação).
______. O que é literatura. São Paulo: Brasiliense, 1982.
______. Natureza interdisciplinar da leitura e suas implicações na metodologia do ensino. In: ABREU, Márcia (org.). Leituras no Brasil: antologia comemorativa pelo 10º COLE. Campinas, SP: Mercado de letras, 1995.
______. O texto não é pretexto. In: ZILBERMAN, Regina (Org.). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. 5. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988 (Série Novas perspectivas, 1).
LEAHY-DIOS, Cyana. Educação literária como metáfora social: desvios e rumos. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. (Coleção texto e linguagem) MARTINS, Ivanda. A literatura no ensino médio: quais os desafios do professor? In: MENDONÇA, Márcia (orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
SOARES, Magda Becker. A escolarização da Literatura Infantil e Juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy, BRINA, Heliana, MACHADO, Maria Zélia (orgs). A escolarização da Leitura Literária: O Jogo do Livro Infantil e Juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
WALTY, Ivete L. C. Literatura e escola: anti-lições. In: EVANGELISTA, Aracy, BRINA, Heliana, MACHADO, Maria Zélia (orgs). A escolarização da Leitura Literária: O Jogo do Livro Infantil e Juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 1990.
______. Estética da recepção e história da literatura. São Paulo: Ática, 1989.
______. Fim do livro, fim dos leitores? Ed. Senac, São Paulo: Ática, 1989.