Binomia e estranho em Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo

Auteurs

Mots-clés :

Fantástico, Ficção, Grotesco, Sublime, Narrativa

Résumé

O artigo discute traços fantásticos na obra Noite na taverna, de Álvares de Azevedo. O percurso crítico adotado toma como fonte teórica as considerações de Todorov (2003) e a presença da binômia azevediana como elemento constitutivo da obra, bem como a presença do grotesco, conforme Hugo (1992) como elementos importantes na obra. Apoiados nos conceitos de sublime em Longino (2020) e grotesco em Hugo (1992) vislumbramos a presença de elementos estéticos do fantástico estranho, conforme Todorov (2003), em nosso corpus. Evitaremos, neste estudo, problematizar a ideia de Longino (2020) quanto ao efeito do extraordinário como marca do sublime, preferimos, na linha organizacional deste artigo, apontar para a ideia de transcendência ao real imediato em relação ao imagético, nas considerações do autor grego, como ponto de contato entre sua reflexão sobre o sublime e a classificação feita por Todorov (2003) em relação ao fantástico. Como principal percurso metodológico comentamos o corpus de forma a abordar elementos estilísticos e estéticos no texto de Álvares de Azevedo que mobilizam aspectos como o grotesco, o riso e o estranho em busca do diálogo entre real natural e o sobrenatural entendidos como fatores de construção do universo ficcional de caráter fantástico em Noite na taverna.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Danglei Castro Pereira, Universidade de Brasília- UnB

Doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor na Universidade de Brasília (UnB). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1010-1238  

Références

ADONIAS, Filho. Apresentação à Noite na taverna. In: AZEVEDO, Álvares de. Noite na taverna. 15. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 1996.

ALVES, Cilaine. O belo e o disforme: Álvares de Azevedo e a ironia romântica. São Paulo: Edusp/Fapesp, 1998.

AZEVEDO, Álvares de. Noite na taverna. 15. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 1996.

AZEVEDO, Álvares de. A lira dos vinte anos. 26. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 1998.

CAMILO, Vagner. Risos entre pares: poesia e humor românticos. São Paulo: Edusp, 1997.

CORTAZAR, Júlio. El sentimiento de lo fantástico. Conferência proferida na Venezuela, por Júlio Cortazar, em la U.C.A.B., em 1982. Disponível em: https://campus.almagro.ort.edu.ar/lengua/articulo/1332085/el-fantastico-segun-julio-cortazar . Acesso em: 06 dez. 2020.

HUGO, Victor. Prefácio de Cromwell. In.: GOMES, Álvaro Cardoso; VECHI, Carlos Alberto. A estética romântica: textos doutrinários comentados. Tradução Maria Antônia Simoes Nunes e Decílio Golombini. São Paulo: Atlas, 1992.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução Bernardo Leitão et al. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1990.

LONGINO, Dionísio. Do sublime. Tradução de Marta Isabel de Oliveira Várzeas. Coimbrã: Imprensa da Universidade de Coimbrã. Disponível em: https://digitalis-dsp.uc.pt/bitstream/10316.2/38162/1/Do%20Sublime.pdf . Acesso em 01 dez. 2020.

SHAKESPEARE, William. Hamlet. 3. ed. Tradução de Péricles Eugênio as Silva Ramos. São Paulo: Abril Cultural, 1976.

TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.

Téléchargements

Publiée

2021-06-03

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: O FANTÁSTICO E A (DE)FORMAÇÃO DO RISO