Intraduzibilidade: polêmica tradutória no Journal des Débats

Auteurs

  • Cristian Cláudio Quinteiro Macedo UFRGS
  • Patrícia Chittoni Ramos Reuillard UFRGS

Mots-clés :

crítica literária, crítica de tradução, historiografia da tradução, intraduzibilidade

Résumé

O presente artigo é o resultado de uma pesquisa de Historiografia da Tradução. Seu objetivo é apresentar ao leitor de língua portuguesa um episódio significativo da história do pensamento tradutório. No período em que se desenvolvia a célebre crítica literária do Journal des Débats, a posição sobre a tradução de um dos seus mais importantes articulistas movimentou o meio literário ao levantar a questão sobre a traduzibilidade das obras da Antiguidade Clássica. Jean Joseph Dussault defendeu veementemente o que chamou de seu sistema, no qual sustentava a intraduzibilidade dos antigos. Por outro lado, seu amigo e colega de redação, Charles Marie Dorimond de Féletz, discordava dessa posição. Diante da veemência e da intransigência da crítica de Dussault, Féletz apresentava um posicionamento entendido como uma justa medida entre a radicalidade da intraduzibilidade e a avalanche de traduções do mercado editorial do período. A postura rígida de Dussault parece ter selado sua carreira no jornal, abrindo espaço para uma nova fase na crítica de traduções desse veículo, então sob a liderança de Féletz, o vencedor do debate. Apesar disso, em termos teóricos, Dussault aponta horizontes para as possíveis utilidades da tradução como a formação de escritores, aperfeiçoamento de professores e publicações de obras técnicas.

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Bibliographies de l'auteur

Cristian Cláudio Quinteiro Macedo, UFRGS

Graduado em História pela Ufrgs, meste em Letras e doutorando pela mesma instituição.

Patrícia Chittoni Ramos Reuillard, UFRGS

Professora do Departamento de Línguas Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Letras; Núcleo de Estudos deTradução Olga Fedossejeva (NET), do Instituto de Letras, UFRGS

 

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Publiée

2022-06-25

Numéro

Rubrique

DOSSIER TRADUCTION LITTÉRAIRE : HISTOIRE, THÉORIE ET CRITIQUE