BRUTA AVENTURA EM VERSOS OU ANA CRISTINA CESAR À LUZ DOS SPOTS:
PERSONAE EM DIÁLOGO
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1516-1536.2024v26n1.69577Palavras-chave:
Literatura brasileira, Poesia marginal, Documentário, Ana Cristina Cesar, Bruta aventura em versosResumo
O presente artigo tem como objetivo observar e discutir as relações entre o documentário Bruta aventura em versos, de Letícia Simões (2011), e a poesia e crítica de Ana Cristina Cesar, buscando interpretar como se relacionam as múltiplas vozes presentes no documentário com a voz de Cesar. Para tratar da poeta, o documentário apresenta interpretações sobre a poesia de Cesar, desenvolvidas por amigos próximos à poeta e por seus leitores, e a própria biografia da autora torna-se objeto da discussão, o que faz o documentário transitar entre os espaços da ficção e da biografia – processo que também ocorre em sua poesia, a qual recorre a recursos da autobiografia, como a sua fortuna crítica discutiu em vários trabalhos. Para esse estudo, inicialmente pontuamos alguns dos aspectos do gênero documentário, o que nos auxiliou na discussão da construção da persona crítica, além da persona poética presentes em Cesar, ambas evocadas no filme. Nossas referências teóricas são estudos que tratam do gênero documentário, como Bill Nichols (2005), e de estudos sobre a autobiografia na literatura, como Lejeune (2008), Achcar (1994) e Arfuch (2010). Mais especificamente, para tratar de Cesar e sua escrita, temos como respaldo autores como Carlos Eduardo Souza (2009) e Flora Süssekind (2004), entre outros.
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