Modelos de negócios de livros eletrônicos para bibliotecas

Autores

  • Raquel Pereira Costa Ministério da Agricultura do Brasil
  • Murilo Bastos da Cunha UnB

Palavras-chave:

Aquisição bibliográfica. Biblioteca. Livro eletrônico

Resumo

Este artigo descreve os principais modelos de negócios de livros eletrônicos para bibliotecas. Primeiro são analisados os canais de compra específicos para esse tipo de material, que podem ser editoras, agregadores ou distribuidores. Depois, são descritos os modelos de seleção disponíveis para as bibliotecas, dos quais os mais comuns são por título ou por pacote. Os modelos de negócios analisados incluem o acesso perpétuo, a assinatura, o empréstimo de curto prazo e a aquisição orientada pelo usuário. Também são discutidos os modelos de acesso dos usuários. Finalmente, são destacados os aspectos relacionados à licença de venda de livros eletrônicos.

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Biografia do Autor

Raquel Pereira Costa, Ministério da Agricultura do Brasil

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília, Brasil. Bibliotecária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Brasil.

Murilo Bastos da Cunha, UnB

Doutor em Library and Information Science pela University of Michigan, Estados Unidos. Pesquisador colaborador da Universidade de Brasília, Brasil.

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Publicado

2015-12-28

Como Citar

Costa, R. P., & Cunha, M. B. da. (2015). Modelos de negócios de livros eletrônicos para bibliotecas. Informação &Amp; Sociedade, 25(3), 7–19. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/26945

Edição

Seção

Artigos de Revisão