PROCESSO DE PENSAMENTO DA TEORIA DAS RESTRIÇÕES: UMA ABORDAGEM PARA COMPREENSÃO, APRENDIZAGEM E AÇÃO SOBRE PROBLEMAS COMPLEXOS
Palavras-chave:
Arquitetura da informaçãoResumo
Pesquisas, trabalhos científicos e acadêmicos têm se debruçado sobre a problemática da compreensão, a aprendizagem e a ação em relação aos problemas organizacionais. As diferenças de percepções em relação aos problemas ou situações da organização podem, por vezes, bloquear a superação das dificuldades. Essas diferenças podem possuir causas, como: visão de mundo dos colaboradores, pressupostos, emoções, entre outras razões. Portanto, é necessário um instrumento ou metodologia que sirva como fio condutor para as discussões. Quando orientadas as discussões podem gerar uma compreensão compartilhada do problema, aprendizagem coletiva e, possivelmente, uma maior efetividade na superação das dificuldades. Nesse sentido esse trabalho procura apresentar o Processo de Pensamento da Teoria das Restrições como elemento condutor das discussões organizacionais. Para isso, o artigo se sustenta na revisão da literatura pertinente ao assunto onde procura explicitar os elementos centrais. Ao final se discutem limitações e potencialidades desse ferramental contribuindo dessa forma para ampliar as perspectivas para a condução do processo de reflexão e aprendizagem nas organizações.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
22-09-2011
Como Citar
Lacerda, D. P., Rodrigues, L. H., & Corcini, S. H. (2011). PROCESSO DE PENSAMENTO DA TEORIA DAS RESTRIÇÕES: UMA ABORDAGEM PARA COMPREENSÃO, APRENDIZAGEM E AÇÃO SOBRE PROBLEMAS COMPLEXOS. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 1(2), 59–76. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/9571
Edição
Seção
Artigos de Revisão | Review Articles