“Para que serve a história?”

O que pensam os professores em formação inicial?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2023v28n48.65242

Palavras-chave:

História, Interpretação, Ensino, Formação docente inicial

Resumo

O artigo analisa como um grupo de 51 estudantes matriculados em duas turmas (uma inicial e outra concluinte) de um curso de licenciatura atribui sentidos e significados à história. Como metodologia, foi aplicado um questionário com oito perguntas (quatro fechadas e quatro abertas). Através dos procedimentos quanti-qualitativos foram elaboradas tabelas com os dados das questões fechadas sobre gênero, período do curso, cor e idade. Na etapa seguinte foi construído quadros com as respostas da primeira questão aberta (para que serve a história?), se constituindo no foco de análise do presente artigo. Pelas respostas apresentadas, se conclui que a história é identificada predominantemente com a dimensão acadêmica, está diretamente associada à relação com o tempo, e este é, majoritariamente, o passado. Também foi possível perceber que não existem diferenças substanciais entre os sentidos atribuídos pelos discentes matriculados no início do curso e aqueles concluintes.

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Biografia do Autor

Erinaldo Vicente Cavalcanti, Universidade Federal do Pará

Erinaldo Cavalcanti é doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco, com Estágio Doutoral (PDSE/Capes) pela Universidad General San Martin em Buenos Aires, Argentina e professor Adjunto da UFPA. Coordena o grupo de pesquisa Interpretação do Tempo: ensino, memória, narrativa e política (iTemnpo/CNPq/UFPA), atua principalmente nos seguintes temas: Teoria; Ensino de História, Livro Didático e Formação Docente. É um dos membros criadores da Red Panamazónica para la Formación y Enseñanza de la Historia (REPAMFEH).

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Publicado

2023-08-10

Como Citar

CAVALCANTI, E. V. “Para que serve a história?” : O que pensam os professores em formação inicial?. Sæculum - Revista de História, [S. l.], v. 28, n. 48, p. 178–193, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2317-6725.2023v28n48.65242. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/srh/article/view/65242. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê História, Currículo e Pós-colonialidade