Em tempo de silêncios, o grito da resistência não pode calar: as parcerias entre o Ensino de História e a Educação dos povos do campo

Autores/as

  • Tânia Mara de Bastiani Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2021v26n45.60183

Palabras clave:

Ensino de História, Educação dos povos do campo, Agronegócio, Silêncios

Resumen

Como o Ensino de História e a Educação dos povos do campo podem ser parceiros na transformação da sociedade? Essa é a questão central deste artigo. Veremos que ambas as temáticas, no atendimento a determinados projetos, escolheram protagonistas e, ao mesmo tempo, produziram silêncios, os quais, na atualidade, ganham novo contexto por meio das tentativas do agronegócio de ser um protagonista dos processos históricos e educacionais. Quanto aos avanços do agronegócio sobre o ensino formal, perceberemos que convergem com a popularização de tradicionais grupos conservadores e, à semelhança desses, pregam a suposta “neutralidade” e “imparcialidade” educacional, entretanto, diferente deles, que se orientam pela negação ou reinterpretação do passado, os representantes do agronegócio distorcem a realidade atual, já que tratam as características do presente como se fossem do passado. Diante de tal situação, a parceria entre o Ensino de História e a Educação dos povos do campo tem um papel de extrema relevância, uma vez que ela é capaz de revelar o verdadeiro caráter classista do agronegócio e quebrar os silêncios acerca dos atuais retrocessos.

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Biografía del autor/a

Tânia Mara de Bastiani, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Doutora em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Entre os temas que pesquisa, encontram-se: A questão agrária no Brasil, os Movimentos sociais do campo e a Educação do campo.

Citas

Fontes

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Publicado

2021-12-29

Cómo citar

BASTIANI, T. M. de. Em tempo de silêncios, o grito da resistência não pode calar: as parcerias entre o Ensino de História e a Educação dos povos do campo. Saeculum, [S. l.], v. 26, n. 45 (jul./dez.), p. 216–230, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2317-6725.2021v26n45.60183. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/srh/article/view/60183. Acesso em: 20 may. 2024.