ATAQUE AO PARLAMENTO: AS CASSAÇÕES DE MANDATOS DURANTE A DITADURA MILITAR NO ESTADO DA PARAÍBA (1964-1969)

Auteurs

  • Paulo Giovani Antonino Nunes Universidade Federal da Paraíba

Mots-clés :

História Política, Ditadura Militar, Sociedade Civil.

Résumé

Durante a vigência da ditadura militar, no Estado da Paraíba, as cassações de mandatos de parlamentares se deram em três momentos: primeiro, através de Projetos de Resoluções das próprias Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores; em segundo por iniciativa do Poder Executivo através do Ato Institucional de 10 de abril de 1964 e por fim, após o Ato Institucional No 5, por iniciativa do Conselho de Segurança Nacional, órgão composto pelo Presidente da República, Vice-Presidente, todos os ministros do Estado Brasileiro, inclusive os chefes do Estado Maior das três forças militares e pelo Chefe do Serviço Nacional de Informação (SNI). Este texto pretende analisar os motivos das cassações de mandatos eletivos e perda de direitos políticos e a consequente repressão que se abateu sobre parlamentares paraibanos durante o regime militar.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Paulo Giovani Antonino Nunes, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Realizou estágio pós-doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais em 2012/2013, com financiamento de uma bolsa Capes/PROCAD-NF. Professor Associado do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade federal da Paraíba.

Téléchargements

Publiée

2014-12-31

Comment citer

NUNES, P. G. A. ATAQUE AO PARLAMENTO: AS CASSAÇÕES DE MANDATOS DURANTE A DITADURA MILITAR NO ESTADO DA PARAÍBA (1964-1969). Saeculum, [S. l.], n. 31, p. 304, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/srh/article/view/285. Acesso em: 21 déc. 2024.