De como antigos papeis se tornaram uma experiência pedagógica

Documentação, Ensino e Pesquisa em História

Autores

  • Angelo Emílio da Silva Pessoa Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2024v29n50.68810

Palavras-chave:

Documentação, Pesquisa em História, Ensino de História, João Pessoa (Cidade)

Resumo

O referido artigo se remete a uma experiência desenvolvida a partir da localização de uma documentação dispersa e dada por perdida, localizada na Câmara Municipal da cidade de João Pessoa em 2017, em sua maior parte referente às primeiras décadas do século XIX e com variada informação sobre a então cidade da Parahyba. Ao tomar contato com a referida documentação, desenvolvemos esforços para a sua restauração e para a pesquisa e difusão do conteúdo dos mesmos. Envolvendo a cooperação de instituições públicas, esse trabalho tem como eixos centrais os procedimentos técnicos para restauração e conservação do referido acervo, bem como a sua pesquisa e divulgação. Em relação ao segundo eixo – objeto central do presente artigo –, além da disponibilização digital de parte do material para pesquisadores, foram desenvolvidas várias Oficinas de Iniciação à Pesquisa no Curso de Graduação em História da UFPB, que abrangeram procedimentos iniciais de pesquisa documental, noções de paleografia, levantamento de hipóteses, consulta à bibliografia pertinente e apresentação dos resultados através de projeção de slides e de produção textual em Blog. Essas Oficinas envolveram mais de duas dezenas de estudantes de Graduação, de Pós-Graduação e Professores da Educação Básica, tendo sido realizadas tanto no âmbito de uma disciplina de Graduação quanto em espaços ligados à educação básica e outros. Como resultados, além da iniciativa pontual de preservar e divulgar a referida documentação, a experiência pretende afirmar a necessidade de um pleno vínculo entre a formação do pesquisador e do docente nos Cursos de Graduação em História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angelo Emílio da Silva Pessoa, Universidade Federal da Paraíba

Professor do Departamento de História, do Programa de Pós-Graduação em História e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal da Paraíba. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo.

Referências

ACIOLI, Vera Lúcia Costa. A Escrita no Brasil Colônia. Recife: Ed. UFPE/ Fundação Joaquim Nabuco/ Massangana, 1994.

ALMEIDA, Juniele Rabêlo de e ROVAI, Marta Gouveia de Oliveira (orgs.). Introdução à História Pública. São Paulo: Letra e Voz, 2011.

BATISTA, Juarez da Gama. Caminhos, Sombras e Ladeiras: Esboço de Perfil de Cidade do Nordeste Brasileiro. 2 ed. Fac similar. João Pessoa: Fundação Cultural do Estado Fundação Cultural do Estado da Paraíba/ A União, 1989.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

BLOCH, Marc. Apologia da História ou O Ofício de Historiador. Trad. André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.

Blog História Grande https://historiagrande.wordpress.com/

CABRAL, Dilma e CAMARGO, Angélica Ricci (orgs.). Estado e Administração: A Corte Joanina no Brasil (1822-1891). Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2010.

CAMARGO, Angélica Ricci e CABRAL, Dilma (orgs.). Guia da Administração Brasileira: Império e Governo Provisório (1822-1891). Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2017.

CARVALHO, Bruno Leal Pastor de e TEIXEIRA, Ana Paula Tavares (Eds.). História Pública e divulgação de história. São Paulo: Letra e Voz, 2019.

CAVALCANTI, Archimedes. A Cidade da Parahyba na época da Independência. João Pessoa: Imprensa Universitária, 1972.

FARGE, Arlette. O Sabor do Arquivo. Trad. Fátima Murad. São Paulo: Edusp, 2009.

GONÇALVES, Regina Célia. Guerras e Açúcares: Política e Economia na Capitania da Paraíba – 1585-1630. Bauru: Edusc, 2007.

HELLER, Agnes. O Cotidiano e a História. Trad. Carlos Nélson Coutinho e Leandro Konder. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

JANOTTI, Maria de Lourdes Mônaco, MESGRAVIS, Laima e LIMA, Enezila de (resp.). Coletânea de Documentos Históricos para o 1º Grau – 5ª a 8ª séries. São Paulo: Secretaria de Educação/Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, 1979.

LE GOFF, Jacques. Documento/Monumento. In: Enciclopédia Einaudi. vol. 1 (Memória-História). Trad. Suzana Ferreira Borges. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1984.

LIMA, Maria Vitória Barbosa. Liberdade interditada, liberdade reavida: Escravos e libertos na Paraíba escravista (Século XIX). Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2013.

MARIANO, Serioja. R. C. A Paraíba no século XIX: sociedade e culturas políticas. João Pessoa: Ed. UFPB, 2014.

MARROU, Henri-Irénée. Do Conhecimento Histórico. 4 ed. revista e aumentada. Trad. Ruy Belo. Lisboa: Aster; São Paulo: Martins Fontes, 1975.

MAUAD, Ana Maria et al (orgs.). História Pública no Brasil: Sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016.

MEDEIROS, Coriolano de. O Tambiá da minha infância – Sampaio. João Pessoa: Conselho Estadual de Cultura/ A União, 1994.

MOURA FILHA, Maria Berthilde. De Filipéia à Paraíba: uma cidade na estratégia de colonização do Brasil – séculos XVI-XVIII. João Pessoa: IPHAN: Superintendência na Paraíba, 2010.

PINHEIRO, Antonio Carlos Ferreira. Um Roteiro Histórico Educacional na Cidade de João Pessoa (em texto e imagens). João Pessoa: Editora Universitária (UFPB), 2008.

SALGADO, Graça (Coord.). Fiscais e Meirinhos: a Administração no Brasil Colonial. Rio de Janeiro, Nova Fronteira/Arquivo Nacional, 1985.

SILVA, Maria Beatriz Nizza da (Coord.). Dicionário da História da Colonização Portuguesa no Brasil. Lisboa: Verbo, 1994.

TERRA, Paulo Cruz, MAGALHÃES, Marcelo de Souza e ABREU, Marta (orgs.). Os Poderes Municipais e a Cidade: Império e República. Rio de Janeiro: Mauad X, 2019.

VAINFAS, Ronaldo (Dir.). Dicionário do Brasil Colonial (1500-1808). Rio de Janeiro: Objetiva, 2000.

VAINFAS, Ronaldo (Dir.). Dicionário do Brasil Imperial (1822-1889). Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.

VAINFAS, Ronaldo e NEVES, Lúcia Bastos Pereira das (Orgs.). Dicionário do Brasil Joanino (1808-1821). Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.

Downloads

Publicado

2024-10-01

Como Citar

PESSOA, A. E. da S. De como antigos papeis se tornaram uma experiência pedagógica: Documentação, Ensino e Pesquisa em História. Sæculum - Revista de História, [S. l.], v. 29, n. 50, p. 76–96, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2317-6725.2024v29n50.68810. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/srh/article/view/68810. Acesso em: 2 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - O Ensino de História em perspectiva histórica