A Fundamentação da moral na obra de Arthur Schopenhauer e a interpretação de Max Horkheimer.
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.2016.33681Palavras-chave:
fundamentação da moral, pessimismo, escola de Frankfurt, SchopenhauerResumo
Schopenhauer afirma que uma ética não dogmática requer leis demonstráveis derivadas da experiência. Nesse sentido o fundamento de uma ética deve ser uma metafísica imanente, que sustente, na experiência possível, suas afirmações, e que seja, por isso mesmo, capaz de dar de uma vez por todas um fundamento legítimo à moral. A fundamentação da moral schopenhaueriana segue, portanto, uma argumentação muito próxima de uma metodologia científica. Para Schopenhauer a filosofia deve se aproximar mais de uma cosmologia do que da teologia. Max Horkheimer em “O pensamento de Schopenhauer em relação à ciência e à religião” destaca a fecundidade de tal posição filosófica e atualiza a importância de Schopenhauer tanto para sua formação quanto para uma legítima interpretação da modernidade. Acompanhamos, neste artigo tanto os aspectos fundamentais da fundamentação schopenhaueriana da moral, quanto aspectos da interpretação de Horkheimer da empreitada do filósofoDownloads
Referências
HORKHEIMER, Max, O pensamento de Schopenhauer em relação à ciência e à religião, São Paulo, Cadernos de Filosofia Alemã, São Paulo, nº 12 – p. 115-128 – jul.-dez. 2008.
RAMOS, F.C. Horkheimer leitor de Schopenhauer : uma tradução e um breve comentário, in Cadernos de Filosofia Alemã nº 12 – p. 99-113 – jul.-dez. 2008.
SCHOPENHAUER, A. Sobre o Fundamento da Moral, São Paulo, Martins Fontes, 1995.
________. O Mundo como Vontade e Representação, São Paulo, Editora da UNESP, 2005.
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