Entre a casa e a escola, a cidade
o “andar junto” como estratégia de pesquisa com crianças
Resumo
Este trabalho é recorte de uma pesquisa realizada com crianças removidas da favela Metrô Mangueira para um condomínio popular na Zona Norte do Rio de Janeiro, tratando dos impactos do deslocamento residencial forçado em sua experiência escolar e citadina. Considerando a importância do caminhar na observação e compreensão do espaço urbano, o artigo concentra-se na descrição e análise de uma atividade, adotada no campo, que consistia em “andar junto” com duas crianças pela cidade, acompanhando o seu trajeto entre a casa e a escola. Partindo do diálogo entre a Antropologia da Criança e a Antropologia Urbana, busca-se refletir sobre limites e possibilidades revelados por essa estratégia metodológica. Conclui-se que, assim como a casa e a escola, a cidade também é lugar significativo de socialização e aprendizagem, e que andar com as crianças no espaço urbano pode ser uma potente ferramenta da pesquisa antropológica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).