Entre a casa e a escola, a cidade

o “andar junto” como estratégia de pesquisa com crianças

Autores

  • Leticia de Luna Freire UERJ

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2021.n13.59423

Resumo

Este trabalho é recorte de uma pesquisa realizada com crianças removidas da favela Metrô Mangueira para um condomínio popular na Zona Norte do Rio de Janeiro, tratando dos impactos do deslocamento residencial forçado em sua experiência escolar e citadina. Considerando a importância do caminhar na observação e compreensão do espaço urbano, o artigo concentra-se na descrição e análise de uma atividade, adotada no campo, que consistia em “andar junto” com duas crianças pela cidade, acompanhando o seu trajeto entre a casa e a escola. Partindo do diálogo entre a Antropologia da Criança e a Antropologia Urbana, busca-se refletir sobre limites e possibilidades revelados por essa estratégia metodológica. Conclui-se que, assim como a casa e a escola, a cidade também é lugar significativo de socialização e aprendizagem, e que andar com as crianças no espaço urbano pode ser uma potente ferramenta da pesquisa antropológica.

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Publicado

2022-07-04

Edição

Seção

Dossiê Questões ético-metodológicas na pesquisa com crianças