Caminhando com Miguel
estratégias para a pesquisa com crianças em Cabo Verde
Resumo
O artigo reflete sobre algumas estratégias para se pesquisar com crianças a partir de uma etnografia realizada em
Praia, capital de Cabo Verde, entre 2019 e 2020. Partindo do insucesso de técnicas mais comuns, como o desenho, optei por aceitar o convite das crianças para andar com elas pelo bairro onde moram. Deste modo, pude compreender como elas elaboram suas relações sociais, interagem com as pessoas adultas e reforçam seu papel cotidiano na manutenção das relações de solidariedade tão essenciais para o bem-estar dos moradores e moradoras. Explorando premissas do ser criança em Cabo Verde, elaboro um mapa que permite ilustrar de que modo o conhecimento que produzimos está relacionado com a trajetória pessoal da criança. Para tanto, realizo um estudo de caso a partir de um dos meus principais interlocutores, um menino de oito anos chamado aqui de Miguel.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).