DIÁLOGOS ENTRE CIÊNCIA E SABERES ANCESTRAIS PARA A RESILIÊNCIA URBANA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2025.n19.71545Resumo
Diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas no Antropoceno, as cidades precisam repensar suas estratégias de adaptação e resiliência. A complexidade das questões socioambientais afeta principalmente as populações mais vulnerabilizadas. Nesse contexto, enfatiza-se a participação social e a hibridização de saberes enquanto necessárias para encontrar mecanismos que possibilitem ter uma visão menos fragmentada da realidade, destacando a importância de práticas inter e transdisciplinares no tratamento de problemas socioambientais. Este artigo visa destacar a importância de integrar o conhecimento científico com os saberes ancestrais e as Soluções Baseadas na Natureza (SBN), criando uma forma de tecnologia híbrida que possa responder de maneira consistente aos problemas e ampliar a resiliência das cidades. Tomando por base uma revisão bibliográfica sobre a temática do conhecimento interdisciplinar e da hibridização do conhecimento, este artigo propõe que, ao valorizar as populações tradicionais e seus modos de vida, pode-se construir cidades mais resilientes, preparadas e mesmo mais justas para enfrentar os desafios climáticos. Para tanto, há que se ressaltar a importância de políticas públicas que valorizem e fortaleçam essas práticas essenciais para obter resiliência ecológica e social frente às mudanças climáticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).






