COPA DA JANELA: gênero, futebol e visualidades desde o ambiente prisional
Abstract
O presente ensaio analisa as interseções entre sociabilidades e experiências de gênero em um presídio feminino na cidade de Recife, Pernambuco. A pesquisa foi desenvolvida durante as filmagens de um documentário sobre a Copa do Mundo FIFA de 2014 a partir de mulheres em situação de cárcere, e foi orientado por uma perspectiva etnográfica na busca de entrever como as práticas esportivas produziam tensões e negociações em torno de marcadores sociais da diferença relativos a gênero e sexualidades. Com base nas observações, acreditamos que as expressões de gênero no contexto estudado ecoam de maneira ampla nas sociabilidades constituídas no cárcere e restabelecem dinâmicas de multiplicidade e negociação de sentidos no modo como são encenadas no ambiente carcerário durante esse espaço ritual que é a Copa do Mundo, em um país no qual o futebol é dotado de imenso prestígio.
Palavras-chave: Práticas esportivas. Gênero. Sociabilidades. Cárcere.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).