A licenciatura em Ciências Sociais: notas sobre o lugar da Antropologia
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2019v1n8.41080Resumen
Esse ensaio visa discutir o lugar da Licenciatura em Ciências Sociais na Universidade de Brasília (UnB) e, de maneira mais específca, o papel da antropologia nessa formação. Busca-se refetir sobre o descompasso entre essa formação nos níveis de graduação e de pósgraduação e o exercício do saber antropológico fora do universo da pesquisa acadêmica, na docência da disciplina sociologia na educação básica. Ao longo do texto, são analisados o currículo acadêmico do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UnB, bem como documentos ofciais que orientam o trabalho pedagógico na educação básica. Entende-se que a licenciatura é preterida em função do bacharelado, refetindo a hierarquização da pesquisa sobre o ensino no âmbito acadêmico. É discutida também a relação entre os campos da antropologia e da educação e suas consequências.
PALAVRAS-CHAVE. Ensino de Sociologia. Ensino Médio. Licenciatura. Antropologia. Formação de professores.
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